Principais cuidados para semear plantas

Principais cuidados para semear plantas

Há duas formas de fazer multiplicação de plantas. A primeira é através de reprodução sexuada, ou seja, através de sementes. Confira abaixo os principais cuidados para semear e ter sucesso com o seu plantio.

Quebra de dormência

No caso das sementes que possuem dormência, são usadas diferentes técnicas para quebra da dormência, conforme a espécie.

Profundidade

Conforme o tamanho da semente e da quantidade de reserva de energia de cada uma delas, a profundidade de semeadura deverá ser mais ou menos superficial. Por via de regra, devemos enterrar apenas o mesmo tamanho da semente, ou seja, sementes de 1 centímetro, enterrar 1 centímetro. Sementes menores, deixar mais superficialmente na terra.

Época de semear

Caso a semeadura seja feita fora da época recomendada, pode não ocorrer germinação da semente, ocasionando falhas no plantio e morte das plantas. Sempre seguir as épocas indicadas nos rótulos das sementes, conforme a região do Brasil.

Espaçamento entre sementes/densidade de semeadura

Semeaduras muito adensadas, ou seja, com muitas sementes no mesmo espaço, podem gerar competição entre as plantas, fazendo com que todas cresçam demais em altura, buscando luz, porém com as hastes fracas e suscetíveis ao vento ou doenças de solo. Seguir as orientações de espaçamento conforme cada espécie.

Irrigação para estimul­ar germinação

Logo após a semeadura, devemos molhar a terra com borrifador, formando uma névoa para evitar de remover as sementes do lugar. Manter o solo ou o substrato sempre levemente úmido, principalmente próximo às sementes.

Aprenda sobre jardinagem sem sair de casa

Quer saber mais sobre plantas ornamentais e os cuidados que você deve ter? Inscreva-se no Pró-Jardim STIHL, curso 100% online e gratuito de jardinagem. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *