Pitangueira: curiosidades e cuidados

Pitangueira: curiosidades e cuidados

A eugenia uniflora, mais conhecida como pitanga ou pitangueira, é uma árvore nativa do Brasil, por isso, ela já está acostumada com clima quente e muito sol! O nome, de origem tupi, significa vermelho, uma referência à cor de seus frutos maduros. Além de ter frutinhos muito saborosos, a pitangueira fornece bastante oxigênio, deixando o ambiente mais lindo e fresco!

A pitangueira pode ser cultivada de duas formas, como um arbusto, podendo chegar a 4 metros de altura, ou como uma árvore, podendo chegar até 12 metros. Seu florescimento pode ocorrer duas ou mais vezes ao ano, tudo vai depender da variedade da planta e do clima da região.

Seus frutos normalmente são consumidos direto do pé na temperatura natural, mas lembre-se sempre de lavá-los com água corrente antes de comer. Além de serem muito saborosas, as pitangas são ricas em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro. Esses nutrientes ajudam a fortalecer os ossos e são ótimos antioxidantes. Por ser uma fruta sensível e não ter muita durabilidade, nem sempre é fácil encontrar pitangas no supermercado. O chá de folha de pitangueira também possui diversos benefícios comprovados, sendo adstringente, diurético e calmante.

Árvore de pitanga no jardim: linda e decorativa

Além de todos os benefícios de seus frutos, a pitangueira é uma árvore decorativa muito utilizada em jardins residenciais. Seus galhos muito ramificados e com folhas pequenas chamam bastante atenção.

A melhor época para começar a cultivar a pitangueira é o inverno, por ser uma época de muitas chuvas. Ela se desenvolve bem em lugares úmidos e precisa de muito sol para crescer bem e frutificar. A adubação intensa é necessária somente na hora do plantio, depois, pode ser feita semestralmente. Se adapta bem a todos os tipos de solo, mas precisa ser regada com mais frequência em regiões mais secas. Ela é bastante sensível ao frio, não suporta geadas e ventos fortes, pois agem diretamente em suas flores.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar com seus amigos! Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *