Saiba como cuidar da Ficus Elastica Ruby

Saiba como cuidar da Ficus Elastica Ruby

As plantas ornamentais do gênero Ficus costumam chamar bastante a atenção, graças às suas folhas grandes, brilhantes e vistosas. Elas podem ser usadas tanto em jardins como em interiores, conferindo um ar sofisticado ao ambiente. Dentre as variedades desse gênero, podemos destacar a Ficus Elastica Ruby (Ficus elastica ‘ruby’), popularmente conhecida como árvore-da-borracha ou falsa-seringueira. Uma de suas características principais é a coloração das folhas, que mescla tonalidades de rosa e vermelho, combinadas ao verde-bandeira. Se você gosta dessa planta que exibe folhas com cores e desenhos únicos e quer saber como cultivá-la, continue lendo o texto.

Iluminação

A Ficus Elastica Ruby é uma planta tropical, originária da Ásia. Um aspecto indispensável para mantê-la saudável e bonita é a luminosidade. Por isso, o ideal é posicionar o vaso em um local com luz natural abundante, mas sem incidência de sol direto. Vale destacar que o ambiente deve ser bem ventilado e uma dica interessante é girar o vaso, de vez em quando, para que a planta receba luz em todos os lados.

Regas

A frequência das regas varia de acordo com o porte da planta, mas, em geral, costuma ser regular. Basta usar o dedo para verificar se o substrato está seco. Se estiver, é hora de regar. Lembrando que em regiões mais quentes a rega deve ser mais frequente. Outro detalhe importante é fazer a limpeza das folhas com um pano macio e água, pelo menos, uma vez ao mês para remover o pó acumulado e para promover as trocas gasosas das folhas.

Como plantar a Ficus Elastica Ruby em vaso?

Como ela precisa de espaço para que suas raízes cresçam, o recomendado é usar um vaso de 30 litros ou que tenha 35 cm de altura, para que você não precise ficar trocando-a constantemente. Certifique-se de que o vaso tenha furos para a drenagem. Em seguida, coloque uma camada de argila expandida no fundo e, depois, adicione um pedaço da manta de drenagem. Posicione-a bem no centro do vaso e coloque substrato, até chegar à borda, afofando a terra para deixá-la bem firme. Por fim, faça a primeira rega sem moderação, para encharcar bem o substrato. 

Preciso podar a Ficus Elastica Ruby?

A poda desta espécie pode ser feita de acordo com a necessidade da planta. No entanto, um cuidado importante é usar luvas, devido à sua seiva. Para conservá-la limpa e saudável, é importante remover as folhas mais velhas e amareladas, mas nunca realizar podas drásticas, já que é preciso manter, pelo menos, 30% de suas folhas. A época mais indicada para realizar as podas é na saída do inverno. No entanto, caso você tenha arbustos que precisam de podas mais drásticas, o podador a bateria STIHL HSA 40 é uma excelente opção para o cuidado de arbustos jovens de pequeno e médio porte.

A Ficus Elastica Ruby é tóxica?

Sim. Ela é considerada uma planta tóxica quando ingerida. Por isso, o recomendado é usar vasos altos e cônicos para evitar o contato de crianças e pets direto com a planta. 

Gostou de saber mais sobre essa espécie? Você tem alguma planta do gênero Ficus em casa? Conte para a gente nos comentários. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *