Pergunta de viviane vieira dos reis

Nome: viviane vieira dos reis
Cidade: bauru – AC
Pergunta: olav Raul, tenho uma palmeira washingtonia , na fachada da minha casa, e observei Mandruvas nas foilhas, coloquei veneno tipo baygon, e nao resolveu, e as folhas ficaram amareladas, ah, tenho problema tb com a palmeira garrafa, tenho ha 3 anos e nao vao para frente precisa colocar algum fertilizante? tenho 2 e elas sempre estao apenas com uma folha, obrigada



Resposta:

Não, Viviane,

os inseticidas caseiros não devem ser usados em plantas, já que são tóxicos para elas.

Os mandruvás conhecidos, também como lagartas, são larvas de borboletas e mariposas. Apesar da aparência assustadora, são inofensivos, mas por se alimentarem de folhas podem tomar-se pragas nas plantas, especialmente nas palmeiras, como é o caso de sua Washingtonia. Geralmente desprovidos de pelos, não possuem veneno, por isto são inofensivos.

Outros tipos de lagartas, para se protegerem dos predadores, possuem sua superfície recoberta de cerdas que possuem toxinas causadoras de ardor, quando tocadas, podendo até levar a reações alérgicas em algumas pessoas mais sensíveis. Essas lagartas são chamadas de taturanas.

Evite o contato com eles, principalmente se possuírem pêlos. Só deve combatê-las se estiverem destruindo sua palmeira, se forem muitas ou se causarem riscos a crianças pequenas, que não sabem como evitá-las.

Lembre-se que aquelas lagartas em breve se tomarão borboletas e tudo o mundo gosta delas, embora seus filhos sofram o "preconceito" de serem lagartas. Por isso, não as mate a toa.

Em último caso pulverize com DiPel que é um inseticida biológico de ocorrência natural controlador eficaz das lagartas desfolhadoras das palmeiras; ele elimina os perigos de intoxicações dos inseticidas químicos, por ser inofensivo as homem, às aves, à fauna, aos peixes e outras formas de vida aquática.

Suas palmeiras-garrafa podem estar com alguma deficiência nutricional. Adube-as assim, usando para cada uma:

> 1 kg de torta de mamona

> 10 kg de esterco de gado

> 100 g de salitre do Chile

> O equivalente a 5 litros de cinzas de lenha, livres de resíduos de gordura e sal.

Abraços.

Data da pergunta: 19/12/2010 22:25:24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *