Pergunta de Renato Barreto de Godoi

Nome: Renato Barreto de Godoi
Cidade: Curitiba – AC
Pergunta: Ola Raul,
Achei bem legal este site e por isso resolvi escrever para tirar algumas dúvidas.
Moro em uma casa com aproximada 100m2 de área verde onde estão plantados um limoeiro, um pé de atemoia, dois mamoeiros, uma erica e outras duas árvores que não sei o nome. Tenho também várias roseiras e outras plantas que dão
flores. Em toda essa área tenho grama são carlos.
O problema é que tenho também uma infestação de mato no gramado, tenho trevo, tiririca e pelo menos outras 3 especies diferentes que não consegui identificar.
Fui orientado, nas lojas de jardinagem, a aplicar herbicitas. Já me recomendaram o Kapina, o Thordon e até mesmo o Randapi.
Como não gostaria de usar herbicida, pois tenho crianças e uma cachorra, outra sugestão foi retirar todo o gramado juntamente com uma camada de aproximadamente 20 cm e solo e replantar novamente a grama. Porém esta é uma solução cara e quem se prontificou a faze-la não garantiu que o gramada ficará livre de matos.
Tenho arrancado o mato com enxada, mas não tem resolvido.
Por isso pergunto, esses herbicidas são seguros para utilização doméstica? Eles deixam residuos no solo ou podem contaminar o lençol freático? Quem recomenda diz que é seguro, mas tenho dúvidas, pois são as mesmas pessoas que vendem estes produtos.
Você conhece algum herbicida orgânico? Ou outra solução para exterminar o mato?
Desde de já agradeço pela orientação.



Resposta:

Olá Renato,

É possível que a sombra projetada pelas árvores seja, pelo menos em parte, responsável pela proliferação de outras ervas no seu gramado. Recomendo-lhe pulverizar com 20% de vinagre comum diluído em água, diretamente nas áreas atingidas. Isto deve ser repetido, semanalmente, durante um mês, mesmo quando, aparentemente, o mato tenha desaparecido, já que as raízes continuarão ativas. O resultado pode não ter eficácia com algumas ervas, mas, em geral funciona.

Uma adubação do gramado irá fortalecê-lo, fazendo com que predomine e impeça o desenvolvimento de trevos e outras ervas.

Abraços,

Data da pergunta: 18/11/2010 10:25:23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *