A palmeira-ráfia demora para crescer?

Nome: claudete teixeira ramos
Cidade: jundiai – SP
Pergunta: Bom dia! Quero saber se a palmeira-ráfia demora para crescer. A minha faz muito tempo que eu tenho e não cresce!

Resposta: Olá!

Ela pode chegar de 2 a 4 metros e tem seu crescimento lento. São indicadas para cultivo em regiões tropicais e subtropicais, pode ser destinado para interiores
(cuidado com o ar condicionado, e excesso ou falta de água) com iluminação, também se desenvolvem bem em sacadas e varandas. Já para o cultivo em jardins é
indicado pleno sol ou meia sombra, com solo rico em matéria orgânica.

OBS: Não toleram geadas e nem solos muito encharcados. No inverno pode ser regada uma vez ao mês.

Espero ter ajudado. Abraços, Fágner Henrique Heldt – Biólogo.

Um comentário
  1. Meu cachorro arrancou algumas folhas, mais ainda tem os caules, nasce novamente a folhagem?

    1. Olá, Aline! Tudo bem? Depende muito de como foi afetada a planta. Espere 15 a 30 dias. Se começar a brotar novamente ela vai se recuperar, caso contrário é um pouco difícil isso ocorrer. Esperamos ter ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

  2. Olá, Bom dia, minha palmeira secou inteirinha, consigo replantar ela?,

    1. Olá, Jessica. Algumas plantas podem aparentar estar secas, mas ainda vivas. Neste caso, se ela for bem cuidada, sob a luz certa e com água e adubação frequente, novas folhas irão nascer. Você pode cortar as folhas secas e usar como material para composteira. Esperamos ter lhe ajudado!
      Vânia Chassot Angeli

  3. Olá,gostaria de saber se eu plantei uma muda de ráfia no vaso,demora muito para enraíza?

    1. O crescimento das raízes desta espécie é bem lento. Por isso, procure escorátutor, para que a planta tenha apoio e sustentação neste período. Ela deve pegar bastante claridade, para fazer fotossíntese e acumular energia para investir em novas folhas e raízes.

      Vânia Chassot Angeli

  4. Eu ganhei uma muda, porém a pessoa não tirou a raiz completamente. Veio com pouca raiz. Plantei e algumas folhas ficaram amarelas e secas. Tirei e deixei apenas as verdes. Tem mais de 40 dias e não está desenvolvendo. Uma outra que tenho a mais tempo, desenvolve folhas com frequência. Essa está demorando. Ela está morta ou ainda vai se desenvolver?

    1. Olá, Franciane. A ráfia demora mesmo para vingar. Siga cuidando dela, garantindo que ela tenha água, porém sem afogar as raízes. Lembre que ela deve pegar bastante claridade, para ter energia através da fotossíntese.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  5. Tenho duas rafis uma saem galhos uma atrás da outra e a outra aponta pra sair os galhos e para de crescer o que devo fazer

    1. Olá, Willian. As palmeiras ráfis gostam de ambientes como de florestas, levemente sombreados, porém com raios de sol permanentes e terra rica em matéria orgânica. Para que as novas folhas cresçam fortes e saudáveis, a planta deve estar sendo bem cuidada. Caso ela esteja sem força, faça uma adubação pelo menos a cada 30 dias e cuide para que as raízes não fiquem afogadas, no excesso de água. Se ela parou de crescer é porque está em ambiente desfavorável (escuro demais ou com sol forte demais), neste caso devemos achar o equilíbrio, para que ela tenha sol fraco todos os dias.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  6. Plantei uma muda já faz quase 1 ano, ela está com 2 folhas e uma ainda fechada desde que plantei, faz 1 ano que está estagnada, não morre nem cresce. O que eu faço ?

    1. Olá, Andressa. Ela tem o crescimento bem lento mesmo. O que você pode fazer para ajudar é adubar regularmente, com húmus de minhoca ou outro adubo da sua preferência, sempre seguindo a dose recomendada no rótulo. A luz e a rega ideal também fazer parte do sucesso no cultivo da ráfia. Tente reproduzir seu ambiente natural, com luz indireta e terra levemente úmida, sem encharcar.

  7. Plantei uma recentemente e percebi que, na raiz, já existem 2 ponteiras. Minha dúvida é se essas ponteiras significam o surgimento de 2 novas hastes da palmeira? Essas ponteiras precisam ficar enterradas? Quanto tempo leva para novas hastes nascerem?

    1. Olá, Raphael. As folhas desta espécie de palmeira brotam lentamente. As estruturas que estão acima do nível das raízes não devem ser enterradas. Lembre de regar e adubar regulamente sua planta para que ela invista nas novas folhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *