Lesmas e caracóis: como lidar com os visitantes indesejáveis


Foto: Lmbuga


Foto: Gustty

A partir deste mês de setembro, as chuvas se intensificam na região tropical úmida e também nas áreas tropicais de altitude. Portanto em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além das áreas montanhosas de Minas Gerais, as lesmas e os caracóis terão um clima favorável para se reproduzir.
As primeiras podem ser cinzentas, pardas ou, em alguns casos, pretas, com 2 a 10 cm de comprimento, já os caracóis, que pertencem ao gênero Helix, dividem-se em aproximadamente 4 mil espécies distribuídas pelo mundo todo, são providos de uma concha formada por uma única peça, em forma de espiral.
As lesmas são moluscos terrestres que se locomovem a noite, expelindo uma viscosidade que deixa uma trilha de muco brilhante, este muco pode transmitir doenças ocasionadas por: bactérias, vírus e fungos. Durante o dia não se locomovem, escondendo-se em locais úmidos e escuros, debaixo de folhas e cascas de madeira em decomposição. Já à noite são tão vorazes que conseguem comer entre 30% a 50% de seu peso, preferem folhas tenras, frutas maduras e cogumelos.
Os predadores naturais são: sapos, tartarugas, alguns pássaros como o joão-de-barro, o bem-te-vi e o carcará e, também algumas cobras malacófagas, que só se alimentam destes moluscos. Para não envenenar esses “amigos do jardim” evite o uso de iscas tóxicas usando apenas, os seguintes métodos mecânicos:

Cerveja Salgada
Despeje um copo de cerveja e duas colheres de sopa cheias de sal em uma vasilha rasa. Em seguida, enterre-a até a borda. Atraídas pelo cheiro de cerveja, as lesmas e os caracóis tomam a mistura e morrem desidratados.

Infusão de Lesma
Cate 10 ou 15 lesmas ou caracóis (sempre da espécie que se quer combater) Faça uma infusão com 1 litro de água fervente. Deixe fermentar por 3 dias até que soltem um cheiro podre. Depois coe e dilua em 7 litros de água fria e regue as plantas atacadas no final da tarde, depois do por do sol. Repita a aplicação mais duas vezes, deixando um intervalo de 5 dias entre uma e outra.

Losna
Dilua 30 gramas de folhas secas de losna (Artemisia absinthium) em 1 litro de água, ferva essa mistura durante 10 minutos. Na hora de pulverizar adicione 10 litros de água fria e misture bem.

Autor: Raul Cânovas
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *