Veja como cultivar o girassol

Veja como cultivar o girassol

Exuberante, intenso e único, o girassol (Helianthus annuus) é capaz de alegrar qualquer espaço com suas cores vibrantes. Apesar de ser a estrela do jardim, cultivar essa espécie não é uma tarefa difícil. Se você quer saber como deixar seus espaços mais coloridos com a presença icônica do girassol, continue lendo o texto, pois separamos várias dicas para você.

Tipos de girassol

Existem diferentes tipos de girassol. Cada variedade possui características específicas, principalmente em relação ao seu tamanho. O girassol anão é o mais indicado para vasos e ambientes internos, já que ele atinge de 45 cm a 60 cm de altura. 

Já o girassol alto é o tipo mais comum, ou seja, o típico das plantações de girassol. Ele pode atingir até 180 cm de altura, sendo indicado para áreas externas e jardins.

Preparo do solo

Esta etapa é fundamental, seja para plantar o girassol em vaso ou no jardim. Caso você queira plantar girassol em um vaso, escolha um com no mínimo 20 cm de altura. Em seguida, faça uma camada no fundo do vaso com pedras para criar um bom sistema de drenagem. Por fim, coloque a terra já adubada. Se você quer plantar girassol no jardim, lembre-se de escolher um local adequado. O espaço precisa ser bem ensolarado, ou seja, receber, pelo menos, de 6 a 8 horas de luz solar direta por dia e ter uma boa drenagem. Para saber mais sobre como preparar o local de plantio, acesse o Pró-Jardim, curso on-line e gratuito feito pela STIHL (bit.ly/3dIj5).

Colocação das sementes

Com a terra pronta, chegou a hora de plantar as sementes! 

Faça um buraco de aproximadamente 3 cm e coloque a semente, cobrindo com terra aerada e fertilizada. Caso queira plantar mais de um girassol, deixe uma distância de 15 cm entre cada planta. Com a plantação iniciada, esteja atento aos cuidados iniciais das suas plantas.

Regas frequentes

Durante o período de germinação, é importante regar as sementes com frequência, já que a umidade irá ativar a semente para que ela brote. Sendo assim, nesse início, é recomendado regar uma vez a cada dois dias. Lembrando que o solo deve ser mantido úmido e não encharcado. Quando a planta começar a crescer, você pode aumentar o intervalo entre as regas: duas vezes por semana costuma ser o suficiente para que seus girassóis cresçam fortes e saudáveis. Após cerca de 50 dias do início do plantio, as flores começam a abrir.

Adubação

Embora os girassóis cresçam bem sem adubação frequente, um solo rico é recomendado para as variedades altas e certamente terá flores mais bonitas. Para isso, você pode utilizar um fertilizante balanceado, de liberação lenta ou rico em nitrogênio. Além disso, o húmus de minhoca é uma ótima opção de adubo orgânico.

Poda

Os girassóis não exigem podas regulares. No entanto, o que você pode fazer é remover os girassóis mais fracos, flores murchas e folhas velhas para a planta se manter saudável, facilitando a distribuição de nutrientes para o surgimento de novas flores. Para isso, use a tesoura de poda STIHL esterilizada e faça cortes transversais no caule.

Gostou de saber um pouco mais sobre o cultivo do girassol? Você costuma ter essa planta em casa? Conte para nós, vamos adorar saber. Até a próxima! 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *