Ervas daninhas mais comuns em plantações

Ervas daninhas mais comuns em plantações

Tão importante como cuidar bem da sua plantação é saber mais sobre as plantas que podem prejudicá-la. Hoje você vai saber um pouco mais sobre 5 tipos de ervas daninhas que são as mais comuns em plantações.

Antes de qualquer coisa, você sabe o que são as ervas daninhas? Quem é do mundo agrícola com certeza tem mais familiaridade com o termo. De forma simplificada, ervas daninhas são aquelas plantas que nascem em qualquer local, de forma espontânea e que podem acabar sendo prejudiciais para quem trabalha no campo. Entre os prejuízos estão a perda da qualidade do produto agrícola e até mesmo da plantação inteira.

Ervas daninhas mais comuns

Buva

Com o nome científico Conyza spp, a buva é encontrada com mais frequência nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas sua presença não está limitada somente ao Brasil. A mesma se alastra de forma rápida e não é controlada por qualquer herbicida. As culturas mais afetadas pela planta são de algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, girassol, soja e pastagens.

Carrapicho-de-carneiro

Com o nome científico de Acanthospermum hispidum, a carrapicho-de-carneiro é uma das plantas daninhas mais difíceis de controlar, pois se prende a roupas e animais. As culturas mais afetadas por essa invasora são a de algodão, cana de açúcar, milho e soja.

Corda de viola

Com o nome científico Ipomoea acuminata, a corda-de-viola é uma das invasoras mais corriqueiras, chegando até ser cultivada por algumas pessoas, por ser uma planta ornamental que pode cobrir muros. É muito comum em cafezais e pomares

Losna branca

Com o nome científico de Parthenium hysterophorus, a losna-branca costuma aparecer em pastagens e áreas abandonadas, especialmente em regiões tropicais. Podendo causar alergias nas pessoas, a mesma é facilmente carregada pelo vento. As culturas mais afetadas são a de pinus, café, fumo e algodão.

Tiririca

Conhecida como Cyperus haspan, pode ser encontrada em todo o tipo de solo e culturas. A única lavoura que não é afetada é a de arroz inundado. Acesse aqui para conhecer mais sobre essa espécie e como combatê-la.

Você já precisou lidar com as ervas daninhas no seu dia a dia? Conta aqui nos comentários como foi a experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *