Conheça 5 plantas medicinais e seus principais usos

<strong>Conheça 5 plantas medicinais e seus principais usos</strong>

Você sabe como as plantas medicinais podem ser usadas para beneficiar a sua saúde? Continue lendo e confira alguns exemplos!

Não é de hoje que algumas espécies de plantas são utilizadas no tratamento e no alívio de diversas doenças e sintomas. Na verdade, as chamadas “plantas medicinais” fazem parte da história da humanidade e, há muito tempo, são usadas como remédios naturais que beneficiam o organismo humano.

Mas você conhece os principais tipos e sabe como usá-las da forma correta? Separamos algumas dicas para ajudar você nessa hora. Confira a seguir!

O que é uma planta medicinal?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), planta medicinal é: “todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser usadas para finalidades terapêuticas ou que sejam precursoras de fármacos semi-sintéticos”.

Ou seja, plantas medicinais são aquelas que auxiliam na cura ou no tratamento de doenças – mas atenção: elas não substituem medicamentos, e o seu uso deve ser acompanhado por um médico especialista.

A sua forma de uso varia: geralmente, essas plantas são consumidas como chás, mas em alguns casos, são usadas como óleos essenciais ou pomadas – tudo depende da espécie e da indicação. Veja a seguir as 5 espécies mais conhecidas:

As 5 espécies de plantas medicinais mais usadas

 –    Babosa: conhecida também como aloe vera, a babosa é uma planta medicinal que merece destaque! No interior de suas folhas, há um gel que pode ser utilizado tanto no tratamento de cicatrizes, queimaduras, tratamento de pele, e até mesmo como um hidratante capilar. Além disso, o seu suco é indicado para facilitar a digestão e possui ação anti-inflamatória.

–     Camomila: uma das plantas medicinais mais famosas, a camomila está presente no dia a dia de quem deseja ter um sono tranquilo ou aliviar o estresse rotineiro. Suas propriedades ansiolíticas e calmantes são extremamente conhecidas – mas além delas, a camomila também conta com propriedades digestivas que auxiliam no tratamento de problemas estomacais.

–     Cavalinha: uma das plantas medicinais mais importantes, a cavalinha tem um alto teor de minerais que são essenciais para o organismo humano. Além disso, ela é fonte de antioxidantes,  possui ação anti-inflamatória e digestiva.

–      Capim-santo: conhecido como erva-cidreira, o capim-santo é muito utilizado como analgésico para aliviar cefaleia, dores de estômago ou abdominais. Ele também alivia a febre e é usado como antirreumático – além de ser um aliado no tratamento de doenças digestivas.

–          Carqueja: a carqueja é uma espécie de planta medicinal que regula o funcionamento do intestino e do fígado. Além disso, o seu chá é muito consumido por pessoas diabéticas, pois suas propriedades agem na redução dos níveis de glicose. Rica também em antioxidantes, a carqueja pode diminuir o colesterol ruim do sangue e beneficiar pessoas que sofrem com hipertensão.

Existem inúmeras espécies de plantas medicinais – cada uma com suas propriedades e indicações. Antes de tomar algum chá de alguma espécie para tratar alguma doença ou sintoma, consulte sempre um médico especialista.

E você? Consome alguma planta medicinal? Conte pra nós!

–   

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *