Como plantar muricato

O muricato (Solanum muricatum) é uma hortaliça-fruto também conhecido como pera-pepino, melão-pera, melão-andino, melão-de-árvore, melão-arbusto e meloncito. É uma fruta pouco presente nas mesas dos brasileiros, fazendo dele um alimento com grande potencial no comércio interno. O muricato prefere temperaturas amenas no seu desenvolvimento, se adaptando facilmente no clima das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 
Rico com vitamina C e contando com um sabor doce e refrescante, é ideal para ser usada em sucos, doces, sobremesas e até mesmo em saladas. Seu valor é elevado por conta da sua raridade e por suas poucas e pequenas áreas de plantio no Brasil. Nos países como Peru, Equador, Colômbia e Chile sua produtividade é predominante e conta com uma grande importância econômica.   

Vamos plantar? 

Para obter mudas prontas é necessário que você consulte com outros agricultores que cultivam de forma caseira em quintais. A planta pode ser cultivada em vasos de chão ou de parede e sua propagação pode ser feita por sementes ou por estaquia (método para se propagar). 
Use recipientes individuais para garantir sua fixação e crescimento. As plantas na fase vegetativa são mais fáceis de propagar, pois os nutrientes são demandados para formação de frutos e não para o enraizamento. O muricado precisa de temperaturas amenas variando entre 10 ºC e 30 ºC precisando de lugares com uma luminosidade média.  

O plantio deve ser feito em solo fértil e com espaçamento feito em leiras. Uma boa medida é de 1 a 1,2 metros entre leiras por 20 a 25 centímetros de altura. Seus cuidados variam de acordo com a necessidade. Retire ervas daninhas e rege de duas a três vezes por semana em períodos secos. 
O seu consumo está próprio a partir de quatro a cinco meses após o inicio do plantio, confira sempre mudança da cor da casca, o indicado é o tom amarelado. 

Gostou? Compartilhe com o seus amigos e fique de olho na nossa página Jardim das Ideias.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *