Como plantar maçã?

Como plantar maçã?

Docinho e versátil, o fruto da macieira é um dos mais consumidos no nosso país. E se colher um lanche saudável direto do pé, enquanto desfruta de uma sombra fresca, lhe parece uma boa ideia, acompanhe este texto até o fim e aprenda como plantar maçã.

Melhor época para plantar maçã

Seja no solo ou em vasos, a maneira mais fácil de plantar a sua macieira é por meio de uma muda enxertada – uma vez que o com sementes é bem mais complexo e com uma porcentagem menor de sucesso. O plantio com mudas enxertadas também favorece um crescimento e saudável da planta.

O tipo de solo ideal para a macieira é o argiloso ou argiloso-arenoso, com o PH próximo à 6. É importante que o local que você escolher para plantar a macieira seja protegido de fortes ventos e vendavais (você pode fazer uso de arbustos corta-vento ao redor para protegê-la).

Os meses de junho a setembro são os mais indicados para iniciar o cultivo. Caso vá plantar no solo, você precisará arar e prepará-lo, enriquecendo-o com fósforo e potássio. Faça um buraco de 60 centímetros de profundidade e deposite a muda, revolvendo a terra ao redor para deixar os nutrientes adicionados homogêneos. Se optar pelo vaso, adicione da mesma forma o fósforo e potássio à terra, juntamente ao adubo. As quantidades necessárias podem ser consultadas em lojas especializadas.

Cuidados

Fertilizantes e demais químicos só devem ser aplicados após o período de floração, caso contrário você corre o risco de queimar sua planta.

Dicas importantes:
• Ao adquirir sua muda enxertada, certifique-se de que a mesma não possui mais de 1 ano de vida;
• No período de floração, a planta necessitará de pelo menos quatro dias de clima frio (entre 17 e 23°C) para promover a florada. Caso na sua região isso não seja possível, existem produtos no mercado que podem substituir este processo. Informe-se em lojas especializadas.

Em quanto tempo se pode colher?

A macieira costuma começar a dar frutos com 3 a 5 anos de vida, podendo seguir frutificando por até 30 anos.

E aí, virou expert em como plantar maçã? Esperamos que sim! Fique ligado em nosso blog para conferir mais dicas de jardinagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *