Charme para espaços sombreados: aprenda a cuidar de ciclames

Charme para espaços sombreados: aprenda a cuidar de ciclames

Procurando uma espécie linda e florida para enfeitar a sua casa ou aquele cantinho sombreado no jardim? Então você precisa aprender como cuidar da planta ciclame, uma das queridinhas do momento.

Originária da Europa, o ciclame não é uma planta que se adapta ao calor de muitas regiões do Brasil. Por florescer naturalmente em países da região mediterrânea, como a Grécia, está acostumado com a temperatura de 18 graus ou menos. O frio intenso também não faz parte de sua rotina. Para se desenvolver perfeitamente, ele prefere o ambiente fresco e arejado.

Cuidados importantes:

– A espécie deve ser mantida em um espaço ventilado e protegido da umidade e calor;
– Sua rega deve ser feita a cada três dias, quando a temperatura estiver mais fria ou seca. A planta gosta de terra úmida, mas não encharcada;
– O ciclame deve ter adubação como outras espécies. Ela pode ser feita com fertilizante líquido ou até mesmo com matéria orgânica;
– Com o objetivo de fortalecimento, é importante permitir ao ciclame um período de dormência entre uma floração e outra. Após suas flores caírem, deve-se parar a rega para que o solo seque e também esperar que todas as folhas caiam. Logo após, você deve trocar a terra e replantar os bulbos.

Você tem alguma dúvida a respeito dos cuidados com a planta? Coloque nos comentários para que possamos ajudar!

Um comentário
  1. Como ou onde comprar os bulbos, só tem de uma cor ????.

    1. Olá, Oscar! O ciclame pode ser comercializado em várias colorações, desde rosa, avermelhado e até matizado com branco. Você deve buscar por viveiros credenciados no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas), para que sejam plantas de boa procedência e de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *