Aprenda como fazer topiaria em espiral em tuias

Aprenda como fazer topiaria em espiral em tuias

A poda é um detalhe muito importante quando o assunto é jardinagem, pois ela melhora a entrada de luz na copa das plantas, estimula novas brotações, diminui o ataque de pragas, entre muitos outros benefícios para as suas verdinhas. No entanto, além de cuidar da saúde da planta, a poda também pode ter um caráter estético, capaz de transformar as espécies do seu jardim em verdadeiras esculturas, – é aí que entra a topiaria, que significa “a arte de adornar jardins”. Essa técnica tem o objetivo de dar formas esculturais às plantas.

Pensando nisso, no tutorial de hoje, vamos ensinar você a fazer topiaria em espiral em uma tuia, também conhecida como pinheiro de Natal. Vamos juntos?

Para esse trabalho, você vai precisar de: troncos de bambu, fita, tesoura de poda e trena, além dos podadores STIHL HSA 26 e HSA 50. Lembre-se também de usar os equipamentos de proteção para garantir a sua segurança, tais como, luvas e óculos de proteção. Com tudo isso em mãos, vamos transformar sua planta em uma obra de arte! 

  1. O primeiro passo, é utilizar troncos de bambu para fazer um molde em formato de cone e posicioná-lo em torno da tuia;
  2. Com o podador a bateria STIHL HSA 50, faça cortes rente ao molde para remover os galhos maiores, dando à árvore um formato cônico;
  3. Retire o molde e utilize-o em outras árvores, caso queira fazer o mesmo processo;
  4. Com uma fita, faça uma marcação em forma de espiral em torno da árvore;
  5. Utilize a tesoura de poda STIHL para dar o formato ao arbusto;
  6. Remova a fita e verifique se ainda existem ramos a serem cortados;
  7. Por fim, faça os acabamentos com o podador de arbustos a bateria STIHL HSA 26.

A topiaria em espiral da sua planta ficou pronta! Além da tuia, existem outras espécies que são excelentes opções para a topiaria, tais como: buxinho (Buxus sempervirens), podocarpo (Podocarpus macrophyllus), cipreste (Cupressus coccinea), teixo (Taxus baccata), ligustro (Ligustrum sinense), oleagno (Elaeagnus pungens), ficus (Ficus benjamina), viburno (Viburnum prunifolium), murta (Murraya paniculata) e pitósporo (Pittosporum tobira).

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa se interessar pelo assunto. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário aqui, vamos adorar responder você. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *