Aprenda a plantar e cultivar o abacateiro

Aprenda a plantar e cultivar o abacateiro

Engana-se quem pensa que o abacate se restringe apenas à guacamole. Este alimento versátil e muito saboroso vai bem na salada, no pão, na vitamina, no sorvete, na torta e em mais uma infinidade de outros pratos. Por isso, se você é o tipo de pessoa que adora incrementar suas receitas com abacate, continue lendo o texto e saiba como plantar e cultivar o abacateiro. 

O abacateiro

Abocado, avocado, palta, bego, loiro-abacate e louro-abacate são alguns dos nomes populares do abacate, cujo nome científico é Persea americana. O abacate é fruta da família Lauraceae, que possui pelo menos 3 variedades: antilhana (Persea americana var. americana), guatemalense (Persea americana var. guatemalensis) e mexicana (Persea americana var. drymifolia). Ele é originário da América Central, mais precisamente da região entre o Peru e o México, e de acordo com alguns registros, seu cultivo já existe há cerca de 10 mil anos. A árvore pode atingir até 10 metros de altura, embora algumas delas cheguem a ultrapassar os 20 metros. Suas folhas são verde-escuras e também possuem pequenas flores amarelas.

Cultivo e cuidados com o abacateiro

O abacateiro é fácil de cultivar, sobretudo se as temperaturas adequadas forem fornecidas, as quais variam entre 18ºC e 24ºC. Vale destacar que o ideal é manter a planta em um espaço externo, porém protegida de ventos fortes.

Como plantar o abacate a partir do caroço

Se você quer plantar um abacateiro a partir de um caroço de abacate, basta limpá-lo bem e espetar 4 palitos nele. Posteriormente, coloque-o em um copo com água com a ponta do caroço voltada para cima e troque a água a cada dois dias. Lembre-se de deixar apenas 2,5 cm do caroço submerso na água. Após 21 dias, a planta começará a germinar. Dica importante: a melhor época para testar este experimento é a primavera.

Quando a planta tiver de 15 a 17,5 cm de altura, faça uma poda com a tesoura, para que fique com 7,5 cm. Após as folhas crescerem novamente, ela estará pronta para ser plantada. Para isso, tire o caroço germinado do recipiente com água e, com cuidado, remova todos os palitos. 

Em seguida, coloque uma mistura de 50% de terra e 50% de fibra de coco em um vaso e compacte um pouco com as mãos,, colocando mais substrato conforme a necessidade. Depois disso, faça um buraco fundo o bastante para colocar o caroço e as raízes do abacateiro. 

Com cuidado, enterre o caroço, deixando para fora os ramos e parte do caroço. Assim, você evita que a base do tronco apodreça embaixo da terra. Regue todos os dias para manter o solo úmido. 

Caso você não queira realizar todo esse processo, também pode optar por adquirir as mudas de abacateiro, escolhendo um local adequado para plantá-las.

Irrigação

Esta árvore precisa de muita água, isto é, manter o solo sempre úmido, sem encharcar. Desse modo, a rega deve ser frequente e em pequenas quantidades. 

Adubação

O abacateiro requer fertilizantes à base de magnésio, fósforo, nitrogênio,potássio, ferro, cálcio, entre outros. Caso contrário, a planta pode apresentar folhas amarelas ou frutos subdesenvolvidos. Sendo assim, o ideal é obter um fertilizante especial para árvores frutíferas, que deve ser aplicado conforme as indicações do rótulo. 

Podas

Não é necessário realizar podas extensas no abacateiro, exceto nos ramos que crescem muito alto, para isso você pode usar a tesoura de poda STIHL. Também é interessante remover todas as folhas amarelas, além de evitar o crescimento vertical, através da poda de formação, que pode ser feita com o cortador de galhos STIHL GTA 26.

Gostou das dicas? Se você já cultiva um abacateiro em casa e gostaria de compartilhar os cuidados com ele, deixe um comentário. Vamos adorar saber mais. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *