Antes do temporal: como evitar desastres com árvores

Antes do temporal: como evitar desastres com árvores

A natureza é uma força poderosa que precisa ser respeitada. E uma coisa que devemos levar em conta quando o assunto é poda é que desastres com árvores acontecem, especialmente durante temporais. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados para evitar e reduzir danos nesses momentos. Dois tipos de poda podem ajudar a manter a segurança das pessoas e das árvores no enfrentamento a um temporal: a poda de limpeza e a poda de desbaste. Confira em que casos elas são usadas e como devem ser feitas – play no vídeo.

Importante: sempre consulte a norma 16.246-1 da ABNT e a legislação de sua cidade antes de realizar qualquer tipo de poda.

Poda de limpeza

A poda de limpeza serve para tirar galhos velhos, podres ou que apresentam risco de queda. Isso é muito importante para proteger as pessoas, o patrimônio público e privado.

Poda de desbaste

A poda de desbaste consiste na seleção e retirada de galhos secundários da copa da árvore e serve para o vento passar mais fácil entre os galhos sem quebrá-los. Isso também vai evitar quedas de galhos e danos que podem atingir pessoas ou bens materiais.

Como fazer

A partir dos galhos principais (primários), selecione e faça o corte de alguns galhos ramificados (secundários) para abrir espaço e facilitar a passagem de vento pela árvore. No vídeo, Sydney utiliza o cortador de galhos a bateria GTA 26 para os galhos mais baixos. O cortador é perfeito para podar árvores e arbustos, além de permitir trabalhos em madeira com ótimo acabamento. Confira detalhes dessa ferramenta neste vídeo.

Já os galhos mais altos exigem o uso de uma plataforma elevatória, um profissional para escalada ou uma motopoda. Isso tudo é bem importante para manter a segurança.

Se você tem acompanhado a série de vídeos sobre podas urbanas no canal da STIHL no YouTube, já está sabendo sobre a importância da poda de árvores em áreas urbanas e sobre os motivos para realizar a poda na calçada, também já sabe como fazer a escolha da ferramenta certa para a poda e também já viu que a motosserra pode ajudar a aumentar a saúde de uma árvore. Inscreva-se no canal da STIHL para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Você também pode saber mais sobre podas no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL em que o Sydney é um dos instrutores. Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *