Narciso: beleza e aroma que você precisa conhecer!

Narciso: beleza e aroma que você precisa conhecer!

Ama flores? Esse post é para você. Também conhecido como narciso-trombeta, o narciso (Narcissus Cyclamineus) é uma espécie originária de Portugal e tem esse nome popular por causa da lenda grega de Narciso, que conta a história do homem que virou flor após ficar admirado por sua beleza refletida na água. Interessado em ter esta linda e perfumada flor colorindo o seu jardim? Continue acompanhando o post.

Como plantar narciso

Uma das principais características do narciso é que a planta possui um caule subterrâneo chamado de bulbo, que possui a função de armazenar os nutrientes e faz parte do seu processo reprodutivo. O bulbo deve ser manuseado durante o período conhecido como dormência, quando seu desenvolvimento é temporariamente suspenso para conservar energia. Antes de plantá-lo, limpe-o de forma delicada e armazene em um local. Você vai precisar aguardar o período de brotação para plantá-lo em um vaso ou canteiro.

Atenção: as lagartas costumam gostar de bulbos de narciso, portanto, se for deixar os seus no solo durante o período de dormência, tenha cuidado com elas!

Em caso de plantio em canteiros, prepare o solo com adubo animal. O bulbo precisa ser inserido entre 10 e 15 centímetros de profundidade. Se preferir plantar em vasos, prepare o fundo do vaso com pedrinhas e areia úmida para evitar que encharque. Quanto ao substrato ideal, combine húmus de minhoca e composto orgânico, mas misture areia para garantir boa drenagem.

Como cuidar de narcisos

Sem preocupação: o narciso se dá bem com praticamente todos os solos. No entanto, evite aqueles muito molhados, que podem apodrecer a planta. A luz deve ser abundante, mas indireta. Os climas ideais para seu cultivo são mediterrâneo e temperado.

Cuidado com o narciso

Se for se render aos encantos desta linda flor, fique alerta, pois o caule interno do narciso possui uma substância chamada “narcissina” que pode ser letal. A mesma pode vir a penetrar na parede interna do estômago, atingindo o sistema nervoso e podendo causar vômitos e diarreia.

Gostou das dicas? Com elas você vai deixar seu jardim lindo e perfumado assim que chegar o friozinho! Na nossa página do Facebook tem muito mais! Curta e acompanhe conteúdos diários feitos especialmente para os apaixonados por jardinagem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *