Você sabe quais são as vantagens do biofertilizante?

Você sabe quais são as vantagens do biofertilizante?

Também conhecido como fertilizante orgânico, o biofertilizante proporciona inúmeros benefícios às plantas, tornando as verdinhas mais saudáveis e fortes. Este adubo substituiu a utilização de produtos químicos, que não são bons para jardins e hortas.

O biofertilizante é uma substância que contém microorganismos vivos que, quando aplicados em plantas ou solo, promovem o desenvolvimento saudável com o aumento de nutrientes. A utilização de fertilizante orgânico garante muitos benefícios para a natureza. Não contamina rios e a atmosfera, auxiliando na diminuição da dependência de produtos feitos a base de petróleo, tornando o plantio sustentável.

Menos desperdício, mais plantinhas

O fertilizante orgânico é uma forma eficaz de aproveitar desperdícios resultantes da horta e jardim. Os resultados são altamente compensadores, o biofertilizante aproveita muitas vezes matéria-prima que poderia provocar poluição, quando descartadas em locais não apropriados.

Plantas cuidadas a base de biofertilizante apresentam mais qualidade, maior resistência a pragas, doenças e fungos. Suas raízes ficam fortes, suportam melhor o período de seca acumulando aminoácidos solúveis em menor quantidade, também defende de ataques de insetos e de outros inimigos naturais. Este adubo é ótimo para utilizar em hortas, deixa o alimento mais saboroso e natural, isto implica em ações diretamente ligadas à saúde, diminuindo efeitos colaterais e doenças.

Maior economia para produzir

A produção do biofertilizante é fácil, não exige prática ou técnicas especiais. Não é tóxico por inalação, alérgico ou outros fatores semelhantes. São muito econômicos, produzidos através da matéria-prima que na maioria das vezes são encontrados em casa, no descarte da cozinha ou na manutenção do pátio.

Não se esqueça: mantendo um plantio natural você terá muitas vantagens em qualquer espécie de plantinha. 😉 Até a próxima!

Um comentário
  1. Gostaria de ter mais informações sobre o biofertilizante

    1. Olá, Marcelo. O biofertilizante é o líquido resultante dos processos de compostagem. Geralmente tem coloração escura, em tons de marrom ou preto, super turvo, sem cheiro e sem sólidos. Ele é rico em ácidos orgânicos, nitrogênio e todos os minerais que haviam nas plantas de origem do composto. Se na composteira entraram muitas cascas de frutos, por exemplo este biofertilizante será rico em cálcio, potássio e fósforo. Ele tem aplicação eficaz e segura quando diluído em água, ao ponto de ficar quase translúcido, transparente. Pode ser aplicado na terra de todos os cultivos, a cada 7 dias.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  2. O biofertilizante pode ser usado em qualquer lugar? Se meu cliente, por exemplo, de Piauí quiser, ele pode usar por lá?

    1. Olá, Esmeralda. Pode sim. A função do biofertilizante é complementar os nutrientes disóníveis às plantas, através da absorção pelas raízes. Lembre de recomendar diluição e forma de aplicação ideal conforme o tipo de solo, regime hídrico e estádio das plantas.
      Também importante conhecer a procedência do produto, evitando usar produtos que não estejam maturados ou que possam ter contaminantes misturados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *