Veja como cultivar e cuidar da flor-de-cera 

<strong>Veja como cultivar e cuidar da flor-de-cera </strong>

Você já ouviu falar na flor-de-cera? Essa flor com folhas pequeninas e com o centro de cores diferentes é uma planta ornamental muito bonita e bastante popular no Brasil. Ela recebeu esse nome por causa da sua textura firme, que a torna semelhante a uma flor artificial. Quer saber como cuidar e cultivar a flor-de-cera? Continue lendo o texto para descobrir!

Flor-de-cera, flor-de-porcelana, Hoya carnosa ou Hoya lanceolata

São muitos os nomes que essa flor tão peculiar pode receber, mas uma coisa é única: a sua beleza. A flor-de-cera é formada por cachos com pequenas e delicadas flores carnosas que lembram o formato de estrelas. Ela é um tipo de planta trepadeira originária de regiões tropicais da Ásia e das ilhas do Pacífico. A flor-de-cera tem mais de 300 espécies catalogadas e por isso, ela pode variar quanto à forma e coloração. Porém, as tonalidades branca, lilás, vermelha e rosa são as mais comuns.

Como cultivar?

Apesar de parecer delicada e frágil, a flor-de-cera é durável e muito resistente. No entanto, como qualquer outra planta, ela precisa de alguns cuidados básicos, como quanto ao tipo de solo, de vaso, de iluminação, de rega e podas.

Solo

O tipo de solo ideal para essa planta é o solo rico em matéria orgânica. Para isso, você pode adquirir a terra já preparada ou adicionar uma das seguintes misturas à terra: borra de café sem açúcar ou adição de outro produto; casca de ovos triturados; casca de banana ou casca de legumes e verduras. Todas essas misturas são ricas em cálcio, o que garante o crescimento saudável e o desenvolvimento completo da flor-de-cera.

Tipo de vaso

A flor-de-cera não exige um vaso grande, já que suas raízes costumam ficar mais compactas. No entanto, é importante lembrar que ela é uma espécie trepadeira, ou seja, o ideal é mantê-la em um vaso suspenso com, pelo menos, 20 cm de diâmetro, e um bom espaço livre ao redor.

Iluminação

O ideal para a flor-de-cera é receber luz solar indireta, já que suas folhas e flores podem queimar caso a incidência de luz seja contínua. Também não é recomendado um lugar que tenha uma forte corrente de vento. Sendo assim, a melhor dica é um local com meia-sombra, como algum cantinho próximo à janela.

Regas

Essa flor requer regas frequentes. No entanto, apesar de gostar do solo mais úmido, ele não pode ficar totalmente encharcado, já que assim podem surgir fungos e suas raízes podem apodrecer. Por isso, se o solo já estiver úmido, espere até o dia seguinte para regá-la novamente.

Podas

A flor-de-cera costuma ter um crescimento lento. Por isso, você não precisa podá-la com frequência, mas, se for necessário, faça a poda sempre nos galhos.

Gostou das dicas? Você já cultiva esse tipo de flor? Não se esqueça de curtir e compartilhar este conteúdo. Até mais!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *