Será que vou recuperar meu manacá?

Nome: Mauro

Pergunta:

Plantei meu manacá há 4 anos na calçada em pleno sol. Há 1 ano as folhas ficam amarelas e caem e as flores diminuíram muito. Fui orientado a aguar todo dia. Agora os ramos finos secam. Fiz adubação com calcário monolítico e húmus ontem. Será que vou recuperar meu manacá? Devo aguar menos? Estamos preocupados com ele.

Resposta:

Olá, Mauro. O calcário deve ser usado uma vez a cada 5 anos, para corrigir o pH do solo, em caso de solos ácidos, mas devemos evitar o uso em excesso, pela possibilidade de inviabilizar a disponibilidade de nutrientes, da mesma forma. Como você recém adubou, vale ficar de olho, monitorando os avanços da planta. Você pode irrigar todos os dias, com pouca água, direto na terra, se a mesma estiver seca. Quando estiver úmida ou em dias nublados não há necessidade de regar.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,

Equipe Jardim das Ideias

*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Um comentário
  1. Bom dia Vânia, obtigado pela atenção e presteza. A notícia não é das melhores, apesar de todo cuidado meu Manacá está hoje muito definhado e já com poucas folhas e secando os galhos mais finos. Ao retirar os galhos secos notei que o que está matando a planta é uma pequena aranha que tem fios muito finos quase imperceptível. Onde o fio tem contato a planta morre. Mesmo tirando a tal aranha e os fios o pobre manacá não dá ar de melhora. Há algum tempo, em caminhada que fazíamos no Parque Villa-Lobos em São Paulo, notamos que alguns arbustos que estavam bonitos logo definhava e secava. Verificamos e com minha esposa encontramos a tal arainha. O galho onde tinha a teia secava apesar da gente retirar a aranha e toda teia, galho sem a teia não morria. É incrível, vimos em vários arbustos no Parque e agora vejo com pesar aqui em casa. Torço pelo meu Manacá e volto a dar notícias. Abraços a todos.

    1. Olá, Mauro. Que incrível este relato e observação. Esta espécie de aranha deve ter comportamento semelhante aos ácaros, que tranmitem doenças às plantas e causam exatamente este mesmo dano. As folhas e ramos definham, secam, ficam retorcidos e encarquilhados. Vale tentar o controle, realizando a poda de limpeza, cortando os ramos mais atacados. Lembre de usar a tesoura limpa e afiada para melhor cicatrização e recuperação da planta.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *