Recuperação ambiental: conheça a atividade

Recuperação ambiental: conheça a atividade

Toda pequena atitude é um passo largo para transformar o meio ambiente. Pensando na natureza, das espécies que lá vivem e de toda sua flora, a recuperação ambiental é um conceito que trabalha a retomada das condições de um local degradado. Quer saber mais sobre? O Jardim das Ideias STIHL convidou Lara Lutzenberger, ambientalista e Presidente da Fundação Gaia – Legado Lutzenberger para conversar sobre o assunto. Confira!

 O que é e qual a importância 

De acordo com Lara, “a recuperação ambiental é a transformação de uma condição degradada em algo melhor”. Logo, é fazer de um local que sofreu com a atividade do homem em um local que entrega mais condições para a vida da vegetação. Esse “é um passo para melhorar o ambiente, representando um caminho construtivo de reversão de estragos”, afirma Lutzenberger. 

Como fazer a recuperação ambiental 

Antes de começar a transformar o ambiente degradado, é preciso avaliar o potencial natural do local. Desta forma, será possível aportar condições para o seu restabelecimento, já que cada caso é específico. 

A recuperação do Rincão Gaia 

O Rincão Gaia é uma área de 30 hectares, a qual teve instalada por 11 anos uma pedreira de exploração de basalto. Lara conta que ele foi fortemente impactado pela mineração, e por isso, foi necessário traçar estratégias de recuperação do ambiente. A primeira solução pensada foi a de preencher as duas crateras remanescentes da mineração com lixo urbano. Na sequência, reconstituir o campo típico da região. Ela também lembra da iniciativa do pai, que ao contrário da solução pensada, vislumbrou lá e viabilizou, através da Fundação Gaia – que assumiu a área em meados dos anos 80. Ele viu uma oportunidade de recuperar a área “valendo-se da premissa criativa que também é inerente à natureza”. 

O resultado? Crateras abertas viraram lagos, sendo que um deles tem águas cristalinas. O entorno foi manejado para integrar campos, jardins de plantas rupestres (típicas de ambientes rochosos), corredores de mata ciliar, pomares, entre outras soluções. “Hoje, já passados mais de 30 anos de trabalho contínuo de recuperação ambiental, percebe-se uma riqueza paisagística, biodiversa e produtiva surpreendentes lá”, conclui Lara Lutzenberger 

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então, acompanhe o Jardim das Ideias STIHL! Até a próxima. 

* Este texto é uma cocriação do Jardim das Ideias STIHL com Lara Lutzenberger, ambientalista e Presidente da Fundação Gaia – Legado de José Lutzenberger.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *