Quando podar a jabuticabeira

Quando podar a jabuticabeira

Ter uma jabuticabeira em casa é poder aproveitar da sua sombra e de seus deliciosos frutos, que podem ser comidos até diretamente da árvore. Ela é uma espécie 100% nativa do território brasileiro, podendo ser encontrada em diversas regiões do país. E nada melhor do que acompanhar os períodos de florescimento e frutificação, onde ela se torna um espetáculo visual. Logo, é necessário ter alguns cuidados específicos em seu cultivo, principalmente com a poda, a qual pode auxiliar no controle de pragas e para o bom desenvolvimento das frutas.

Características da jabuticabeira

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem esta espécie. Para quem é fã da literatura e dramaturgia nacional e cresceu lendo O Sítio do Pica-Pau Amarelo, vai lembrar que a jabuticaba é a fruta favorita da personagem Narizinho. E quem é que nunca sentiu vontade de comer após ler as histórias ou assistir um episódio na televisão?

Só com a fruta, é possível fazer diversas delícias, como sucos, geleias, licores, entre outras receitas. Além disso, é possível encontrar diversos tipos pelo Brasil. Como uma boa espécie da Mata Atlântica, ela gosta de um clima quente, sol e umidade para crescer bem. Ela só não se dá bem com temperaturas extremas, como as mais fortes do verão e as geadas do inverno.

Quando podar a árvore

A poda é uma atividade que estimula o crescimento saudável da árvore e pode servir para diferentes fins. E para a jabuticabeira, a poda é recomendada para o começo do inverno, onde se tem o período de menor atividade fisiológica da planta, antes do período de florescimento. Só tem uma regra: o corte não deve ser maior que 30% da copa da árvore, para que não a prejudique.

Ainda, para aquelas árvores mais antigas, pode ser feita aquela poda de limpeza para retirar galhos secos ou que estão em excesso, promovendo a entrada de luz natural e ventilação para ela.

Época de frutificação

Não há nada melhor do que comer uma fruta fresca direto da árvore e a jabuticabeira pode dar uma safra muito grande ali a partir de junho, com mais incidência no período entre agosto e setembro. Mas não é só nesta época que ela gera as deliciosas frutas em seu tronco. Dependendo do clima da região e da adubagem, é possível fazer uma colheita entre janeiro e fevereiro também.

E você, tem um pé de jabuticaba aí no seu quintal? Deixe um comentário!

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *