Quando plantar alho

Quando plantar alho

Ele está presente em preparos culinários e seu gosto característico é presença constante na cozinha mundial. Estamos falando dele, o alho. Que tal ter essa delícia na sua própria horta? O importante é seguir alguns cuidados quanto ao plantio, principalmente respeitando a época certa. Afinal, quando plantar alho?

De acordo com informações da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, as melhores épocas para se plantar alho nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste são maio e abril. Nesses meses, as temperaturas são relativamente mais baixas e precedem fotoperíodos crescentes, o que ajuda no desenvolvimento das plantas e na estimulação dos seus bulbos.

Na região Sul, por sua vez, o plantio deve ser feito a partir do mês de maio, se estendendo até julho.

Essas informações se referem ao plantio do alho nobre roxo e do chamado “alho comum”, conhecido como semi-nobre ou tropical.

Como plantar alho?

Os bulbos podem ser comprados em casas especializadas para começar o plantio. O espaço para o seu cultivo deve ser grande o suficiente para abranger o maior número de cabeças. A profundidade das covas também varia, ficando entre 3 e 5 centímetros.

Lembre-se de escolher bem o local onde será a sua plantação de alho. Isso porque a exposição solar deve ser prolongada. O alho prefere temperaturas mais baixas e não deve ter água em excesso.

E que tal utilizar dentes de alho que você já tem em casa?

Para quem tem um tempinho e um espaço que receba bastante luz solar, é possível poupar dinheiro, comprando uma vez só o alho e replantando em casa.

· Coloque os dentes ainda com casca em um vaso com terra adubada, cuidando para deixar a parte mais pontuda para cima e com um pedaço do dente para fora da terra;
· Quando o alho começar a florescer, corte as flores para que a seiva e a força da planta se concentrem totalmente na raiz;
· O momento para a extração da planta do solo é quando as folhas começarem a secar. O tempero deve ser colhido e deixado ao sol para secar. O processo de secagem retira a umidade dos bulbos e permite a conservação por mais tempo.

Fácil, não é mesmo? Com um pouquinho de dedicação e paciência, você garantirá alho sempre fresco e pronto para ser usado nas melhores receitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *