Pergunta de Lázara de Fátima Felisberto

Nome: Lázara de Fátima Felisberto
Cidade: Poços de Caldas – AC
Pergunta: Em primeiro lugar quero parabenizá-lo, pelo site, pesquisei e o encontrei, estou precisando de muita ajuda, vou fazer um pequeno jardim, eu mesma quero plantar, cuidar. Tenho uma arvore plantada no jardim conhecida pelo nome de ORVALIA, ela da umas frutinhas redondas e azedinhas, estou preocupada porque ela está toda enferrujada, me aconselharam a cortá-la, mais, estou com pena pois ela esta muita bonita, desenvolveu bastante, as frutinhas estão bem pequenas e muito enferrujandas, gostaria de seu conselho, o oque fazer? Já esborriquei calda de fumo com sabão, mais parece que não resolveu.
Vou aguardar com ansiedade seu contato.
Abraços e mais uma vez parabens… Obrigada.



Resposta:

Lazara querida,

Pelo amor de Deus, não corte essa uvalha. Vamos tratá-la, para que você possa continuar fazendo sucos, geléias e ate vinagre, com os frutos dela.

Em primeiro lugar elimine os galhos doentes e queime os a seguir. Pulverize três vezes a copa com calda bordaleza, de 15 em 15 dias. Aplique no solo, sob a copa da uvaia, o equivalente a 1 litro de cinzas de lenha, (consegue-se nas pizzarias) por metro quadrado.

Suspenda outros adubos, especialmente os nitrogenados (esterco, salitre do Chile, etc.)

A Eugenia pyriformis, conhecida popularmente pelos nomes de uvaia, uvalha, uvalha-do-campo e ubacaba, vai ficar curada.

Abraços,
Raul.

Data da pergunta: 04/10/2009 20:31:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *