Pergunta de Juliana Papa

Nome: Juliana Papa
Cidade: Londrina – AC
Pergunta: Boa noite

Eu tenho 2 trepadeiras Jade Azul plantadas e estão em um pergolado já faz 1 ano e 3 meses mais ou menos. Tenho 2 perguntas:
1 – Uma delas se desenvolve razoavelmente bem e começou a florir agora no inverno, porém as abelhas pretas estão destruindo as flores e os novos brotos. Um cacho já caiu todas as flores. O segundo cacho mal cresceu completamente e tb já começou a cair (olha na foto varias flores caídas no chão). E eu li por aqui para colocar a armadilhas adesivas X-315. Onde eu posso achar essas armadilhas?? Ela realmente funciona?

2- A outra trepadeira não se desenvolveu muito bem e está cada dia pior. Os brotos nascem, mas antes de crescerem completamente, secam. Até os pendões de flor ele começou a nascer, mas nenhum vingou. O que poderia ser além das abelhas pretas? Pois na outra trepadeira consegue nascer mais folhas e flores e esta não.

Já pulverizei pó de fumo a noite, mas não adianta, pois no dia seguinte lá estão essas abelhas novamente.

Obrigada, e por fvor me ajude a recuperar a trepadeira que não consegue mais se desenvolver.



Resposta:

Olá Juliana.

A abelha que você relata certamente é uma espécie chamada de “irapuá” ou “arapuá” por alguns. É uma espécie muito ávida por pólen e néctar das flores. Na cultura do maracujá, que também é uma planta trepadeira, é uma das principais pragas. A única forma eficiente de controle dessas abelhas é a destruição de seus ninhos. No entanto, isso é muito difícil por elas se movimentarem num raio de até 04 quilômetros.
As fitas adesivas servem apenas como um indicativo do nível de infestação de uma praga não sendo indicadas para o controle delas em si. No caso dessas abelhas onde tem um ninho que tem milhares delas é praticamente impossível querer capturar todas elas com fitas adesivas.
Em cultivos comerciais de frutíferas alguns produtores usam produtos químicos para acabar com as abelhas, o que não recomendamos.
A única solução no teu caso é aprender a conviver com este inseto. Deves priorizar as folhagens e não as flores e frutos, que é o que as abelhas atacam.
No caso da trepadeira que você relata secarem os galhos, pode ser alguma doença ou inseto sugador. Dá uma olhada com atenção pra ver se consegues visualizar algo. Capriche na adubação para que cresçam com mais vigor.

Data da pergunta: 24/07/2013 19:19:31

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *