Pergunta de jandarli pereira de souza

Nome: jandarli pereira de souza
Cidade: Palmas – AC
Pergunta: tenho uma palmeira dendê de aproximadamente 08 anos, de repente, comecei a sentir um mal cheiro na palmeira, por várias vezes não achei o local isato, um dia cheguei determinada a achar e quando encontrei era uma massa preta parecia esterco molhado, era uma bicheira e estava cheio.entrei em desespero. A minha pergunta é o que pode ter causado isso, não tinha conhecimento de nenhum caso.



Resposta:

Olá Jandarli,

Seu dendezeiro foi atacado pelo bicudo do coqueiro. A fêmea desse besouro deposita os ovos nos cortes das folhas e cachos; eclodidos surgem lagartas recurvadas, sem patas, alimentando-se dos tecidos do tronco e fazendo galerias que causam essa podridão mal cheirosa. O controle deste bicudo é feito elaborando armadilhas com toletes de cana-de-açúcar, envenenadas com Furadan 350 SL.

Quando a palma se fere, há uma fermentação de seus tecidos, produzindo um cheiro característico atraindo os besouros. O adulto macho libera um feromônio que chama outros para o local onde há alimento, motivando também sua reprodução. É importante destacar que esse inseto é um vetor de nematoides e, quando não combatido em tempo, pode levar o dendezeiro à morte.

Abraços,

Data da pergunta: 21/08/2012 14:39:24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *