Pergunta de HERVORA ARAUJO

Nome: HERVORA ARAUJO
Cidade: FLORANIA – AC
Pergunta: Boa Noite,

Temos um pequena fazenda, na qual moramos. Moro no Nordeste, Estado do Rio Grande do Norte, local de terra seca, com índices pluviométricos baixíssimos. Temos um grande espaço, principalmente ao lado da nossa casa, mas, lá a terra é irregular, onde tem um pouco de cascalho de construção civil, o que as vezes dificulta até o plantio. Já temos pé de coco, pé de Cajá, Goiabeira, Pé de seriguela Pé de Figo, Algaroba, Mangueira e muito pé de Ninho.

Gostaria de saber:
Que tipo de planta devo inserir neste habitat?
Como posso melhorar esse solo?

Atenciosamente!!!



Resposta:

Boa noite Hervora,

Muitas são as espécies que prosperam nesse clima, desde que plantadas em solo livre de entulhos. Aqui deixo algumas sugestões.
Frutíferas:
cajueiro, araticum-liso, imbu, umbuzeiro, murici, ameixa-da-mata, sapoti.
Árvores:
aroeira-pimenteira, canafístula, ipê-amarelo-craibeira, pau d’arco roxo, copaíba, louro-pardo, piriquiteira, paineira, cumaru, mulungu, jucá, angelim-do-cerrado.
Palmeiras:
guariroba, Syagrus coronata, pindoba.
Arbustos:
guaimbê, jatrofa, caliandra, manacá-de-cheiro, etc.

As citadas são nativas do Rio Grande do Norte, nas regiões de seca. O solo pode ser enriquecido com qualquer matéria orgânica curtida: estercos, compostagem de lixo doméstico, adubos verdes, como crotolária, guandu ou feijão de porco, farinha de ossos e torta de mamona.

Abraços.

Data da pergunta: 06/08/2012 22:30:06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *