Pergunta de Dilse Leni Diaz

Nome: Dilse Leni Diaz
Cidade: Não-Me-Toque – AC
Pergunta: Passei secante na minha grama no jardim. Minha dúvida é qual o melhor periodo de plantar e qual a melhor variedade de grama para jardim. O que devo colocar no solo para que ela se desenvolva bem.

Obs. Na grama que estava plantada apareceu o famoso Coró, nunca mais consegui recuperá-la.

Grata
Dilse Leni Diaz



Resposta:

Olá Dilse,

Esta época é a mais propícia para o plantio de grama. Preste atenção as recomendações que constam na bula do herbicida (secante) utilizado, para saber quanto tempo deverá ser esperado para o plantio de novas mudas.

Para um bom desenvolvimento dos tapetes, prepare o solo agregando: 15 kg de um condicionador de solos específico, 250 g de farinha de ossos e 300 g de NPK 4-14-8, por metro quadrado. A seguir umedeça o solo levemente para facilitar uma melhor aderência das placas, que deverão ser colocadas bem juntas, umas das outras. Passar um rolo compactador ou batê-las com um “soquete” de madeira irá ajudar a fixação à terra.

Todas as gramas cultivadas são de boa qualidade; a Esmeralda é tolerante ao pisoteio e tem um entrelaçamento abundante, a Imperial enraíza mais rápida e é tolerante a salinidade, estiagem e solos pobres, a São Carlos tolera um pouco melhor do que as outras, as áreas semi-sombreadas, assim como a Santo Agostinho que se adapta bem as regiões serranas.

O coró é uma larva que afeta as gramíneas. Nas lojas de insumos são vendidos inseticidas próprios para controlar essa praga, como por exemplo, o Standak.

Sucesso!
Raul

Data da pergunta: 05/10/2009 15:07:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *