Pergunta de Alessandra Alves

Nome: Alessandra Alves
Cidade: São José dos Campos – AC
Pergunta: Bom dia! Adorei as dicas do site e acho que posso confiar em vocês me ajudarem:
Quero fazer um jardinzinho na laje de casa e tenho dúvidas e medo sobre que plantas utilizar e sobre peso.
Moro numa casa térrea de meio lote e resolvi destelhá-la para construção de lavanderia e área gourmet sobre a casa. O beral da casa/laje avança até bem perto do muro do vizinho e para evitar que meus convidados debrucem na mureta e tirem a privacidade do vizinho, quero fazer um jardim em toda a área do beral (0,60m x 5m x 0,40m profundidade).
Sempre quiz ter um pé de acerola em casa, mas estou confusa por causa das raízes. Posso plantá-lo neste jardim? Que plantas de flores e frutíferas eu poderia colocar? Gostaria que meu espaço verde tivesse algumas flores/frutos pequenos e atraísse pássaros. Gosto muito de manacá também.
Outra coisa: por ser no beral da casa, devido ao peso, seria melhor esse espaço ser jardim com terra ou só colocar vasos?
Obrigada.



Resposta:

Oi Alessandra. A primeira questão a observar é quanto ao peso suportado pela tua laje, uma questão estrutural que seria melhor respondida por um engenheiro civil. Pelas dimensões que você descreve, o volume a preencher com substrato corresponde a 1,2 m³. É preciso considerar que além do peso do substrato e das plantas em si, este irá absorver água que servirá às plantas. Dessa forma, pensando em substrato + plantas + água, o peso do conjunto pode ser superior a 1 tonelada. Sua estrutura suporta?
Se sim, dá pra fazer um canteiro com substrato. Caso contrário utilize vasos.
No nosso site tem um post que fala de pomar em vasos onde tem diversas dicas e comentários de como proceder para plantar uma espécie frutífera em vaso. Tem também um post que fala como preparar o solo ou substrato. Abaixo os links. Quanto às espécies, se plantares frutíferas, procure comprar as mudas num viveiro registrado no Ministério da Agricultura onde encontrarás mudas de qualidade. Para as flores uma dica é você dar uma lida na nossa biblioteca das espécies para ver qual se adapta ao teu gosto e ambiente também. Tem um site de uma empresa que vende sementes e entrega via correios bem interessante também para você adquirir sementes. Abaixo o link.

http://www.isla.com.br/cgi-bin/index.cgi
https://www.jardimdasideias.com.br/661-reparando_um_solo_acido_e_pobre_em_nutrientes_
https://www.jardimdasideias.com.br/394-um_pomar_em_vasos

Abraço, Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 17/07/2013 9:35:10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *