Pata-de-elefante: aprenda a cultivar em casa

Pata-de-elefante: aprenda a cultivar em casa

A pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) é uma planta ornamental nativa do México e pode atingir até 5 metros de altura. Seu tronco singular, com base alargada, lhe rendeu esse nome popular. Por ser uma espécie de fácil manutenção e também muito bonita, ela vem ocupando bastante espaço em projetos paisagísticos. Se você quer saber como cultivar essa planta e quais são os cuidados que ela precisa, continue lendo o texto, pois separamos várias dicas interessantes.

Cuidados gerais

Essa espécie é bastante versátil, resistente, de fácil cuidado e que exige pouca manutenção. Por ser originária do deserto do México, ela pode ser cultivada a sol pleno ou meia-sombra, com uma irrigação bastante moderada, além de um solo bem drenado com pedras ou argila expandida. 

Iluminação e regas

As plantas mais velhas costumam produzir pequenas flores brancas, que se agrupam em uma haste fina e discreta, e normalmente aparecem entre o verão e o outono. Da mesma maneira que as suculentas, as plantas possuem folhas volumosas e carnudas que armazenam água em períodos de estiagem, ou seja, quando há falta de chuvas. Isso faz com que a planta seja eficiente no uso da água para tolerar os períodos de seca. Sendo assim, o solo do terreno ou substrato do vaso deve ter boas condições de drenagem (usar areia ou pedriscos em camadas abaixo das raízes) e as regas abundantes devem ser feitas apenas uma vez ao mês, ou quando a terra já estiver seca, já que o acúmulo de água pode apodrecer as raízes.

Adubação e podas

Como a pata-de-elefante tem crescimento lento e seu metabolismo é muito eficiente na absorção de nutrientes e reservas de água, a adubação pode ser mínima. Uma sugestão é aplicar fertilizante líquido para cactos ou outro formulado específico, seguindo dosagem, forma de aplicação e frequência de acordo com cada produto. Essa espécie não exige poda, basta apenas remover as folhas secas e amareladas para mantê-la bonita e saudável. Em alguns casos de tratamento curativo, a poda pode auxiliar a planta na regeneração.

No entanto, se você possui cercas vivas, arbustos ou outras plantas que demandam poda, a STIHL conta com uma linha completa de podadores a bateria que oferece agilidade, precisão e eficiência. 

Como plantar a pata-de-elefante em vasos?

Caso você more em apartamento ou não disponha de um jardim, não se preocupe, pois é possível plantar a pata-de-elefante em vasos. Para isso, basta escolher um vaso grande para que a planta tenha bastante espaço para se desenvolver. Lembre-se de que o vaso precisa ter furos para que a água não acumule. No fundo do vaso, coloque a manta bidim e uma camada de argila expandida. Em seguida, adicione uma camada de areia de construção ou uma outra camada de tecido de drenagem. Complete o vaso com terra preta ou rica em matéria orgânica (substrato para plantas), deixando um espaço igual ao vaso atual da planta. Na hora de plantar, retire o vaso, coloque o torrão da muda e cubra a base dele com terra. Acomode bem a planta com as mãos e nivele o substrato até a mesma altura que estava no vaso. Faça uma rega abundante, porém sem jatos fortes de água, para que as raízes se acomodem. Lembre de deixá-la em um local bem iluminado, como próximo a uma janela ou na sacada.

Você cultiva essa espécie em casa? Conte para a gente se a sua pata-de-elefante está plantada em vasos ou no jardim. Para que você possa esclarecer outras dúvidas sobre essa planta, assista ao vídeo do Jardim das Ideias no canal do YouTube, que a engenheira agrônoma Vânia Chassot traz várias dicas importantes.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa se interessar pelo assunto. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *