Passo a passo: como fazer cachepô de sacola plástica

Passo a passo: como fazer cachepô de sacola plástica

O artesanato sustentável, arte de utilizar materiais recicláveis para confeccionar outros objetos, está cada vez mais em alta. Isso porque é uma forma criativa de dar novos usos a itens que provavelmente iriam para o lixo. Que tal reaproveitar sacolinhas plásticas que estão paradas na sua casa? Confira um passo a passo de como transformá-las em cachepôs para plantas.

Lista de materiais:

– 2 sacolas plásticas brancas
– 1 sacola plástica colorida
– Tesoura
– Papel manteiga ou papel vegetal
– Ferro de passar
– Pedaço de madeira
– Pote

Modo de fazer:

Recorte a parte de baixo e as alças das sacolinhas, deixando-as quadradas.

Coloque uma sacola branca por cima da outra, proteja com o papel manteiga e passe o ferro quente por cima. Isso fará com que as sacolinhas fiquem coladas. Após, repita o processo acrescentando a sacola colorida. Nunca coloque o ferro quente diretamente nas sacolas plásticas.

Quando as três sacolas estiverem reunidas, junte as pontas – deixe a parte colorida para fora. Coloque um pedaço de madeira no meio para evitar que os dois lados fiquem colados. Proteja novamente com o papel vegetal e passe o ferro.

Para deixar o seu cachepô charmoso, vire uma parte branca para fora.

Agora é hora de fazer o fundo do cachepô. Coloque o tubo de sacolinhas ao redor de um pote – ele servirá apenas como proteção para você unir as partes plásticas. Proteja com o papel manteiga e passe o ferro quente.

Pronto, agora você pode colocar o seu cachepô em vasos de planta ou mesmo utilizar para outras finalidades: um organizador de ferramentas de maquiagem, um porta objetos, etc.


Vale fazer combinações com diferentes cores de sacolas, criando peças únicas e cheias de charme. Gostou? Acompanhe o Jardim das Ideias nas redes sociais para ver mais projetos como esse: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Este tutorial foi ensinado pela Maysa Bonissoni na live #emcasacomSTIHL realizada no dia 01 de abril. Confira o vídeo completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *