Passo a passo: adubo caseiro fácil

Passo a passo: adubo caseiro fácil

Borra de café, cascas de ovos, pedaços de frutas, folhas secas, resto de grama… Que tal fazer um adubo fácil para as suas plantas utilizando os resíduos que sobraram das refeições do dia? Esse passo a passo não tem nenhum mistério.

Materiais necessários:
Resíduos orgânicos que você tiver à disposição (como cascas de frutas e verduras);
Água;
Liquidificador;
Palha ou casca de pínus.

Modo de fazer:
Bata todos os resíduos no liquidificador, acrescentando o mínimo possível de água.
Com a ajuda de uma colher, aplique uma pequena quantidade nos vasos de planta desejados –e nas que estão plantadas diretamente no solo também.
Cubra a misturinha com palhas ou casca de pínus. Esse passo é fundamental para evitar o aparecimento de moscas, fungos ou demais pragas.
Após, regue a planta.

Esse tipo de adubação é chamado adubação laminar, pois é aplicada uma lâmina de composto por cima do solo, que vai sendo aos poucos absorvida.

Dicas importantes:

  • Esse adubo caseiro não deve ser usado em cactos, suculentas ou plantas de vaso que não gostem de umidade.
  • O ideal é usar o adubo logo depois que ele for feito, sem guardar para outras utilizações.
  • Nunca utilize produtos de origem animal, com sal, açúcar ou azeite.
  • Não há regra sobre quantidade ou periodicidade de aplicar esse adubo nas plantas.

Ficou com alguma dúvida a respeito desse passo a passo? Coloque nos comentários! E compartilhe com mais pessoas que vão gostar dessa ideia simples de como aproveitar os restos de alimentos em casa.

Este tutorial foi ensinado pela Carol Costa na live #emcasacomSTIHL, realizada dia 29 de março no Instagram do Jardim das Ideias STIHL.

Um comentário
  1. Descasquei frutas e legumes e guardei em recipientes adequados na geladeira. Segui o passo a passo e já adubei minhas plantinha, agora só aguardar o resultado. Boa ideia para preencher o tempo na quarentena…

    1. É isso ai, Raquel! Que legal, adoramos saber que está curtindo nosso conteúdo. Muita saúde para as suas plantinhas! Siga nos acompanhando ♥♥♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *