O que é mondar? Descubra mais sobre essa atividade

O que é mondar? Descubra mais sobre essa atividade

Moldar significa retirar manualmente as ervas daninhas, sujeiras ou impurezas que podem crescer ou se acumular indesejadamente entre as plantas, podendo causar problemas no desenvolvimento delas. Se não cuidadas adequadamente, essas impurezas impedem que as plantas absorvam os nutrientes que precisam. Por isso, atividades como moldar as plantas são muito importantes para garantir a saúde delas. Confira mais sobre essa prática a seguir.

O que é mondar?

Mondar significa lavar ou separar as impurezas ou as partes inúteis das plantas, arrancando-as manualmente e cortando ramos secos ou supérfluos de plantas, árvores, arbustos e etc. Esse manejo permite o melhor desenvolvimento das plantas e a eliminação de ervas daninhas e impurezas que as prejudiquem, e claro, possibilita que os vegetais cresçam com força e vitalidade.

Via de regra, revisar o terreno uma vez por mês é suficiente para evitar que danosas e demais sujeiras invadam os canteiros e mudas. Para não estragar os vegetais cultivados, retire as impurezas com cuidado e delicadamente, para não correr o risco de prejudicar a planta com um movimento mais brusco.

Importância de mondar as plantas

As impurezas são um grande problema para o desenvolvimento de diversas plantas. Mas o motivo por trás dos danos, como sujeiras e ervas daninhas, reside na competição por nutrientes como água, luz solar, espaço e etc. Isso pode levar ao comprometimento das plantas, canteiros ou até plantios, causando um grande estrago, podendo até mesmo matar as mudas e raízes, impossibilitando-as de crescerem novamente. 

Por essa razão, deve ser feito o mondar de forma recorrente, para garantir a saúde dos vegetais. Quando são adotadas técnicas para combater ervas invasoras, sujeiras e impurezas, consegue-se prevenir a perda de suas plantas. 

Esse artigo ajudou você? Então não se esqueça de curtir e compartilhar com aquele amigo que gosta de plantas. Até a próxima!

Um comentário
  1. Muito bom este informativo, gostei muito nos ajuda muito … mandem sempre eu agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *