Meu manacá-da-serra estava florido e agora não está. O que fazer?

Nome: Luiz Passarelli

Pergunta:

Tenho um manacá-da-serra no jardim, até final de fevereiro/21 estava com folhas e florido, agora, no início de março/21 caíram todas as folhas, e ficou com aparência de galhos secos, embora o tronco ainda pareça saudável. Isso é normal? O que eu teria que fazer? Obrigado.

Resposta:

Olá, Luiz. O manacá pode ter sentido algum efeito de mudanças no manejo de água ou mesmo falta de nutrientes para continuar saudável após a última floração. Você pode recuperar ele, lembrando de regar regularmente, mas sem encharcar a terra. É importante realizar a adubação na terra ao redor da planta, para oferecer os nutrientes que a planta precisa para investir em novas folhas e flores. Você pode aplicar um adubo orgânico como húmus ou esterco curtido, porém em pouca quantidade, uma vez por mês. Se você tiver outro adubo em casa, leia as instruções de uso indicadas no rótulo, aplicando conforme a dose indicada.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias
*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Um comentário
  1. tenho várias palmeiras licuri,e ,todas com mais de 10 anos ,. E de umastempo
    pra cá, uma dela
    apareceu uma rachadura
    no tronco e vejo q está só aumentando.o q pode ser?.que devo fazer?

    1. Olá, Tania! 🙂
      Ela pode ter sido atacada por algum tipo de lagarta ou broca, que traz danos nos tecidos internos e também externos, como você relatou. Pode ser também que houve dano com corte da casca, quando há uso da roçadeira muito perto das plantas. Você pode nos mandar uma foto dela? Assim poderemos identificar melhor e te recomendar as melhores alternativas de controle e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *