Dicas de como replantar plantas

Dicas de como replantar plantas

Quem nunca foi na casa de alguém e saiu com uma mudinha de planta para replantar, ou então precisou fazer isso por algum motivo específico? Mas nem sempre conseguimos fazer essa transferência de maneira correta, o que faz com que esse processo acabe não se desenvolvendo – e isso pode gerar uma frustração, não é? No post de hoje, vamos entender alguns detalhes que irão ajudar nesse caminho, para tornar o momento mais prazeroso e fácil.

Pré-cuidado

Cuidar da planta antes de fazer essa transferência é importante. É necessário que a planta esteja saudável, ou seja, precisa estar sendo bem cuidada e regada. Caso vá dividir as mudinhas, tenha atenção ao cortar e fazer a divisão, para que a planta não fique destruída ao longo do processo. Lembre de usar sua tesoura de poda, previamente limpa e afiada, para fazer as novas estacas.

Transição

O segundo passo é escolher o vaso de acordo com a planta. Muitas vezes o fato de replantar é justamente porque cuidamos tão bem que aquela mudinha cresceu e precisa ser transferida para um novo lugar. O ideal é escolher um vaso com tamanho apropriado para a muda, utilizando substrato de boa qualidade. Lembre de fazer a camada de drenagem no fundo do vaso e regue sempre que a terra estiver secando.

Finalização

Por último, é preciso ter alguns cuidados no processo, que são basicamente os mesmos da primeira plantação… Escolher uma terra nova e que seja ideal para aquele tipo de planta, deixar bem centralizada a raiz quando for realocar e seguir com a manutenção regular de adubação, cortar com cuidado partes que já estão secas e regar no tempo certo.

Se você tem alguma outra dica, não deixe de compartilhar conosco! Até a próxima!

Um comentário
  1. comprei uma manacá no mercado, poço plantar na calçada da rua – detalhe o local pega sol das 13 horas às 15: 30 horas, ou seja, sol pleno.. será que ela vai adaptar? obrigada

    1. Olá, Adriana. Pode, sim. Este é o melhor ambiente para ela. Garanta que no plantio as raízes sejam mantidas, sem que o torrão da muda seja desfeito. Retire o vaso e plante no local desejado, utilizando uma terra nova até nivelar. Regue em seguida, de forma abundante.
      Nos próximos dias, após o plantio, regue diariamente, de preferência pela manhã. Quando a terra estiver bem úmida, já é o suficiente.
      Siga observando como ela vai reagir.
      Nos próximos meses, lembre de fazer uma adubação pelo menos 3 vezes ao ano, para que ela cresça saudável e produza lindas flores no ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *