Cultivo de plantas em estufa e todos os seus segredos

Cultivo de plantas em estufa e todos os seus segredos

Muito se ouve falar dos benefícios de uma estufa para o desenvolvimento saudável de diversas espécies de plantas, mas você sabe qual é o real motivo do uso deste artifício?
A estufa é uma estrutura responsável por reter o calor e os raios provindos do sol. A muda que é mantida dentro deste espaço apresenta um melhor resultado em sua fotossíntese e desenvolvimento, aperfeiçoamentos causados pela capacidade do produtor em controlar a temperatura e a luminosidade do ambiente em que a sua plantação está inserida.

5 vantagens (para o produtor) do cultivo em estufa
1. Plantas com visual mais agradável e aspecto saudável;
2. Colheitas precoces e mais rentáveis;
3. Controle superior à propagação de pragas;
4. Economia de ferramentas para o cultivo;
5. Permite o desenvolvimento de mudas consideradas “exóticas” para determinadas regiões.

E os benefícios para quem compra?

Ao comprar de quem cultiva em estufas, como aquela que você viu no 13º episódio da websérie Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde, você tem a garantia de contar com uma muda saudável e desenvolvida com a baixíssima adição de substâncias tóxicas, já que elas estão inseridas em boas condições e não tem contato direto com pragas.

Chegou a hora do transplante, e aí?!

Tenha cuidado redobrado ao comprar uma planta que foi desenvolvida em uma estufa: a muda recebeu as condições perfeitas para a sua produção e, por isso, poderá sentir os efeitos do transplante para uma área aberta. Faça a sua adaptação para a claridade e temperatura com a ajuda de um vaso, antes de colocá-la na terra firme.

Após realizar esse procedimento que, sim, demanda muita paciência, você poderá realizar o replante da muda no espaço que preferir. Lembre-se de molhar de acordo com as necessidades da espécie escolhida, operar todos os adubamentos necessários e remover as folhas ressecadas que podem surgir ao longo do seu desenvolvimento.

Gostou das dicas? Continue lendo as nossas postagens! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *