Aprenda a cultivar três-marias

Aprenda a cultivar três-marias

O outono está vindo aí, e com a chegada de novas estações sempre aumentam as preocupações com o jardim, não é mesmo? Conheça esta florzinha que vai embelezar o seu quintal mesmo que o frio chegue com força na região onde você mora. A três-marias (Bougainvillea glabra), também conhecida como primavera, bouganville, buganvília, ceboleiro, buganvile e flor-de-papel, é oriunda do sul do Brasil, por isso possui resistência a condições extremas de temperatura, suportando as geadas típicas da região.

Para cultivar é simples! Confira os cuidados que você deve tomar para ter essa planta bela em sua casa.

1) A três-marias precisa de sol pleno. Portanto, escolha um local com bastante luminosidade.

2) Prepare o solo com adubos orgânicos. Uma boa mistura de substâncias orgânicas de sua preferência serão um diferencial. A planta se adapta em vasos e canteiros, escolha locais maiores.

3) As podas devem ser realizadas anualmente para estimular o florescimento e renovar a folhagem. A época ideal para podar é quando a planta não está florida. Você pode planejar a poda para dar o formato desejado, conduzindo como cerca-viva, através da topiaria, por exemplo.

4) Regue de uma a duas vezes por semana. Esta planta pode se adaptar bem em solo levemente úmido ou de boa drenagem.

5) Você também pode plantar a três-marias próxima de estacas ou suportes do tipo, para ir conduzindo seus ramos por ele e dando a ela um formato arbustivo.

A três-marias possui cores lindas para você escolher: branca, rosa claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo ouro. Corra até a floricultura mais próxima para adquirir suas mudinhas. Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos. Até o próximo post!

Um comentário
  1. As ferramentas fabricadas por vocês são as melhores.Obrigada pelas informações sobre Jardinagem, que ajudam muito.

    1. Ficamos muito felizes que esteja aproveitando nossos conteúdos, Dorelina! Agradecemos a preferência! ♥♥♥

  2. Tem como replantar uma 3 Maria, já adulta? É que fixou muito grande e não pega muito sol, queria colocá-la noutro lugar com sol dia todo…

    1. Olá, Rose! Tem sim. Ela precisa de sol. Aproveite a lua nova ou minguante e faça esse transplante. Logo após replantar, molhe bastante para ajudar a fixar as novas raízes. Se precisar, coloque um pouco de terra nova, para incrementar ainda mais a nutrição da planta. A Buganvelea, também chamada de Três Marias, é uma planta nativa do Brasil e se adapta muito bem em diversas regiões do pais, desde que tenha sol.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  3. Minha três Marias está com as folhas amareladas o que pode ser?

    1. Olá, Milene! Se forem as folhas mais velhas, as mais de baixo, isso significa que está faltando nitrogênio para a planta. Neste caso você pode programar uma adubação, com húmus de minhoca ou outro adubo da sua preferência, seguindo a dose de aplicação recomendada pelo fabricante, conforme o tamanho da planta.

      Se todas as folhas estiverem amareladas, pode ser sinal de terra extremamente úmida ou efeito do frio. Ela pode perder todas as folhas agora no inverno e rebrotar novamente, renovando a folhagem na véspera da primavera. As flores virão na sequência, assim que ela estiver forte e recuperada.

      Esperamos ter ajudado! Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  4. Olá ,espero que possa me ajudar no tronco da minha três Marias ,aconteceu algo que está me preocupando ,ele está saindo a casca dele ,a planta está bonita ,mas não sei como agir ,estou com medo que quebre ,me ajude que faço,desde já lhe agradeço

    1. Olá, Regina. Você pode nos mandar uma foto da planta, para entendermos o que pode estar havendo? Pode ser através do Facebook https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Já adiantamos que esta é uma espécie rústica, que pode não ser afetada por este dano na casca. 😉
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  5. Entrei em uma casa que tem uma três Marias, é linda. Porém não conheço e tenho algumas dúvidas, agradeço se puderem ajudar:

    Ela está plantada na terra em um espaço relativamente pequeno, mas que pega sol. Ela está com cerca de 2.5 metros de altura. Uma parte está encostada no muro do vizinho, e por isso ela fica com “um buraco” nesse lado.. Não posso colocar nada para ela subir. Pergunto:

    1. Qual melhor forma de fazer uma poda?
    2. As raizes dela tendem a crescer e vir a quebrar a calçada, por exemplo?
    3. Posso prender ela no muro para ela não ir crescendo para frente ?
    4. Gostaria de dicas para mantê-la bem!

    Desde já muito obrigado!

    1. Olá, Jose! Ela é uma planta brasileira e se adapta em diferentes condições de cultivo do nosso país. Ela é bastante rústica e de fácil cultivo. De fato a poda é uma das questões mais complicadas no seu cuidado, devido aos espinhos. Você pode realizar a poda com podador de arbustos ou serrote, cortando os ramos que estão indo para o lado do vizinho. Caso você faça uma poda drástica, não tem problema, pois ela se recupera e emite novos ramos. Só cuide para fazer a poda quando ela já estiver sem flores.
      Você pode prender ela no muro ou conduzir os ramos através de treliças e pergolados, mas ela seguirá crescendo, ano a ano.
      Para que ela fique sempre bonita e saudável, regue a terra nos períodos mais quentes e secos, sem encharcar. Garanta que pelo menos uma vez ao ano a terra receba adubos, que podem ser aplicados em pouca quantidade, apenas mantendo a terra com boa fertilidade.

  6. Bom dia!

    Plantei três marias no solo, só que ela não está dando flor, plantei em setembro do ano passado, não sei se pode ser da terra, a gente plantou na terra vermelha

    1. Olá, Paloma. Ela ainda está se ambientando ao local, deve florescer em breve, na ponta dos ramos. Evite podar as pontas dos ramos, pois assim irá eliminar também os ramos com flores. Se desejar fazer poda, corte ramos inteiros, assim os ramos que ficarem, terão mais espaço e nutrientes para crescerem. Seria interessante aplicar algum adubo para floração ou húmus de minhoca na terra ao redor da planta, isso irá estimular a floração mais cedo. Esperamos ter ajudado!

  7. Olá, estou tentando recuperar uma bouganville que está plantada em um vaso do meu prédio, cujas folhas estão sem vitalidade, enrugadas nas pontas, alguns caules secos e não está florindo há algum tempo. Irei replantar em um vaso maior, porém gostaria de saber de que forma posso tratar essas folhas (não consigo identificar se é falta de algum nutriente essencial o alguma praga). Desde já, obrigada!!

    1. Olá, Luana! Considerando que ela está em vaso, pode ser que ela esteja precisando de cuidados com as raízes ou nutrição de forma geral. Passe a regar a terra todos os dias, com cerca de 1 Litro de água, ela já irá começar a se recuperar após essa prática. Em seguida, você deve oferecer algum tipo de adubo para ela, por isso, dê uma olhada se você tem algum em casa, ou com os vizinhos do prédio. A dose não precisa ser grande, então uma ou duas colheres serão suficientes. Caso não tenham adubo em casa, coloque alguns punhados de terra preta ou humus de minhoca por cima do vaso, enterrando nas bordas, sem danificar as raízes. Regue em seguida.
      Sobre os ramos e galhos com folhas deformadas, é provável que ela esteja um pouco queimada ou fraca. Use uma tesoura de poda para cortar os ramos mais danificados/feios. Em algumas semanas ela irá rebrotar. Seguimos à disposição!

  8. Boa noite, ganhei um bonsai de três Marias mas começou a amarelar e cair as folhas, o local pega claridade porém não sol, será que é devida a época que isso acontece, socorro ganhei de presente do meu filho e preciso cuidar dela.

    1. Olá, Marjane! Os bonsais são feitos com espécies de sol pleno, e podem até ser mantidos em ambientes internos, desde que peguem sol fraco ou muita claridade todos os dias, durante todo o dia.
      Poderia nos mandar uma foto da sua planta? Assim conseguimos verificar em que ponto ela está e se teria como recuperá-la. Seguimos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *