Construções de pau a pique: soluções ecológicas e funcionais

Construções de pau a pique: soluções ecológicas e funcionais
Um belo jardim não precisa significar uma grande quantia de gastos. As construções de pau a pique fazem parte da história da colonização e urbanização brasileira por serem métodos ecológicos, baratos e naturais para o desenvolvimento de paredes e até mesmo moradias.

Para lançar mão desta técnica em seu jardim, o segredo é não ter medo de colocar a mão na massa e se sujar. Afinal, será necessário sapatear – e muito!  – sobre a mistura melequenta que será a matéria-prima de sua nova construção paisagística. E aí, está curioso para aprender?

A seguir, acompanhe a receita utilizada pela jornalista e apaixonadas por plantas, Carol Costa, na série Jardim das Ideias – 50 dias de Verde. Vem!
Materiais: 
1 receita de cimento ecológico*
Galhos e pedras
1 pallet
Como fazer o cimento ecológico: 
Materiais:
5 baldes de terra
1 balde de serragem
1 balde de areia
1 copo de leite
Quanto bastar de água
Passo a passo: 
Junte a terra, a areia e a serragem sobre um saco plástico. Em seguida, adicione o copo de leite e dê uma suave misturada. Aos poucos, coloque a água e vá mexendo com a ajuda dos pés – nada de ter medo de se sujar, viu?! Crie uma mistura homogênea, consistente e que permita a construção de camadas sobre o pallet.
Como montar a parede: 
Posicione o pallet da maneira que você preferir. Use uma ferramenta de corte – como uma motosserra – para deixar o pallet do tamanho necessário. Fixe-o com a ajuda de pregos. Preencha o vão interno com os galhos e pedras. Cuide para não deixar um grande espaço. Em seguida, arremesse porções do cimento ecológico para que ele adentre os espaços vazios e forme uma parede consistente. Realize esse procedimento até que todo o pallet esteja coberto.

Faça o acabamento que preferir e aguarde secar.

Gostou da dica? Continue acompanhando a série “50 dias de verde”, uma parceria entre Carol Costa e STIHL. Se quiser, nos envie uma foto de sua parede construída com pau a pique. Estamos ansiosos para conferir!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *