Comprou um bonsai? Aprenda como cuidar dele!

Comprou um bonsai? Aprenda como cuidar dele!

Se você sempre sonhou em ter um bonsai e finalmente conseguiu realizar este sonho não pode deixar agora ele morrer, não é mesmo? Pra quem tem dúvidas de como cuidar – e até mesmo que cuidados ter na hora da compra – não pode perder as dicas que preparamos.

Confira:

Caso você tenha chegado aqui de paraquedas, bonsai na verdade não é a planta, mas sim uma técnica de transformar árvores convencionais em miniaturas. Qualquer muda pode ser submetida à técnica, que corta dois terços da raiz para conter o crescimento e ainda precisa ser podada para manter uma forma especial.

Na hora da compra você precisa tomar algumas precauções para garantir que não está levando lebre por gato. Procure uma loja especializada e analise a aparência do bonsai. Verifique se há folhas secas, murchas ou amareladas no vaso ou insetos por perto. Para ser considerado um bonsai, a árvore precisa estar em um vaso de cerâmica ou cimento, que conserva melhor a temperatura.

Com o bonsai comprado é hora de saber como cuidar. Você sabia que a maioria dos bonsais morre devido à rega? O ideal é começar a rega bem devagar, por cima da terra em volta do tronco, certificando-se de que a água esteja penetrando por toda área do solo, até que vaze um pouquinho de água pelos orifícios de drenagem. Você só deve regar novamente quando a terra estiver seca.

Temos mais duas dicas: adubação e poda. A primeira deve ser feita com o conteúdo básico dos adubos, composto de Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), definidos em porcentagens nas instruções de uso ou na composição do produto. Você deve escolher um que tenha os três nutrientes em proporções semelhantes. Não se esqueça de ler as instruções de uso, que dizem qual a quantidade a ser usada, de que forma e em qual frequência.

Já a poda da copa e galhos, em média, deve ser realizada a cada três ou seis meses, com uma tesoura específica e bem afiada que você encontra em lojas especializadas em materiais para jardinagem. A cada três anos, é importante podar também as raízes dos bonsais pequenos.

Preparado para cuidar de um bonsai? Se você tem mais dúvidas escreva nos comentários.

Um comentário
    1. Olá, Neiva. Estas técnicas variam conforme a espécie. Buscamos podar algumas raízes, alternando entre elas, para não cortar todas de uma vez. Assim, enquanto uma se recupera, ainda há outras funcionais e que mantêm a planta ativa. Devemos usar tesouras limpas e afiadas para facilitar a cicatrização das raízes cortadas. Logo após a poda, replantar o bonsai no vaso próprio, repondo a terra e fixando a planta com arames, se for preciso. A época desta poda costuma ser nas luas minguantes ou novas, pelo menos uma vez por ano.

  1. Ganhei um bonsai azaléia não sei como cuidar, devo tirar o musgo que veio nela?

    1. Olá, tudo bem? A azaleia é uma espécie que aprecia sol pleno, por isso, o vaso deve ficar em ambiente extremamente iluminado, de preferência, recebendo sol por algumas horas do dia. Com isso, a planta irá ter estímulos para “beber” bastante água. Molhe todos os dias a terra do vaso. Você deve tirar a embalagem e o musgo de cima, completando o vaso com terra comum, se for necessário.
      Esperamos ter ajudado!

  2. Já tive bonsais e não soube cuidar,não quero que meu erro se repita.Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *