Como usar pedras na decoração do jardim?

Como usar pedras na decoração do jardim?

As pedras são muito usadas em projetos paisagísticos para decorar jardins, implementar caminhos entre gramados, delimitar áreas de canteiros e muito mais. Além de serem funcionais, existe uma variedade de estilos, tamanhos e cores para serem adaptadas a diferentes ambientes. Conheça algumas das principais pedras recomendadas para o uso na jardinagem e veja dicas de como utilizá-las. 

Brita

Apesar de ser amplamente utilizada em construção civil, a brita vem ganhando espaço na jardinagem por ser uma pedra de baixo custo, grande resistência e muita versatilidade. Ela é uma ótima opção para decoração de vasos e canteiros e não prejudica a irrigação das plantas, pois é de estrutura porosa e ajuda no processo de drenagem. Além disso, resiste muito bem quando utilizada para formar caminhos. Pode ser encontrada em diferentes tamanhos e cores em floriculturas especializadas.Seixo

Também conhecida como pedra de rio, é um tipo de pedra que possui as bordas arredondadas, normalmente é de coloração marrom ou marfim e pode ser encontrada em tamanhos variados. É indicada para decoração tanto em jardins e vasos de planta quanto nos arredores de lagos, dando um acabamento natural a esses espaços quando situados em um projeto paisagístico mais amplo.

Dolomita

De coloração branca, que oferece um excelente contraste com o verde das plantas e o colorido das flores, a Dolomita é uma das pedras mais utilizadas na jardinagem devido a sua aparência sofisticada. Ela é uma ótima opção para delimitar áreas de passagens em jardins, fazer o contorno de canteiros e realizar a cobertura de vasos.

Argila expandida

De aparência rústica e coloração bem próxima a dos troncos das árvores, a argila expandida é uma opção admirada por muitos paisagistas por sua aparência rústica e inusitada.. No entanto, quando usada sobre as plantas, pode acabar servindo de abrigo para insetos e lesmas. O ideal é utilizar o material em camadas de drenagem, em vasos grandes, já que é bem mais leve que outros materiais.

Dica extra:

É importante lembrar que o jardim necessita de uma rotina de cuidados para crescer saudável. Com a aplicação de pedras, é interessante adicionar a essa rotina o uso de um soprador nas áreas em que elas forem implementadas para retirar possíveis plantas ou detritos da natureza que possam se acumular entre elas. O soprador a bateria da STIHL BGA 57 é ótimo para a jardinagem e pode otimizar o tempo de serviço com eficiência e praticidade. Saiba mais sobre o equipamento aqui: https://bit.ly/462mwxi

Se você conhece outras formas criativas e funcionais para o uso das pedras na jardinagem, escreva nos comentários e compartilhe a informação no Jardim das Ideias.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *