Como regar as plantas no verão

<strong>Como regar as plantas no verão</strong>

Verão é época de temperaturas quentes e muito sol – fatores que fazem as plantas perderem água com mais facilidade. Ou seja, para manter suas verdinhas saudáveis nesta estação, é essencial ter alguns cuidados especiais – principalmente na hora das regas!

E para ajudar você nessa hora, preparamos algumas dicas simples para você regar suas plantas da forma certa. Continue lendo e confira:

1. Mantenha as folhas hidratadas

Independentemente se suas plantas ficam no sol ou não, o calor faz com que elas fiquem secas e não tenham aquela “reserva” de água que muitas espécies têm. Por isso, tenha o hábito de borrifar, delicadamente, água nas folhas. Isso faz com que elas não sofram tanto com as temperaturas.

2.  Tenha cuidado na hora de regar

Não é porque a terra está mais seca, que você vai regá-la como se não houvesse amanhã. Para regar a terra da forma correta, com o objetivo de realmente beneficiar a sua planta, é preciso ter cuidado e regar lentamente. Assim, a terra vai absorver a água e a sua planta vai conseguir aproveitá-la.

Dica: coloque água aos pouquinhos, sem pressa.

3. Atenção aos períodos do dia

Se suas plantas ficam no jardim e têm contato direto com o sol, evite fazer as regas em horários mais quentes. Prefira regá-las durante a manhã ou no final da tarde. Desse modo, você evita mudanças bruscas de temperatura e não causa nenhum tipo de dano às suas plantas.

4. Mude os vasos de lugar

Para ter a certeza de que suas plantas não ficarão sempre na sombra e nem sempre no sol, mude constantemente os vasos de lugar. Mesmo que os raios solares sejam mais fortes no verão, as verdinhas precisam do sol para a sua fotossíntese.

Mas lembre-se: sol demais pode deixá-las desidratadas. Tudo é uma questão de equilíbrio!

5. Faça podas frequentes

Nem tudo são flores! Às vezes, mesmo tomando cuidado, algumas folhas ficam amareladas por causa da estação. Por isso, faça a poda dos galhos ou das folhas que estiverem afetadas. O ideal é fazer o corte em um ângulo de 45° um pouco depois da parte danificada, para manter o tecido saudável e para que a planta possa crescer novamente.

E aí, o que achou das nossas dicas para regar as suas plantas? Não se esqueça: não é por que está calor que as plantas precisam de muita água, ok? Fique de olho nas espécies que você tem em casa, e tenha delicadeza na hora de fazer as regas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *