Como plantar sálvia

Como plantar sálvia

A sálvia é uma ótima opção para ser usada com propósitos medicinais, ou até mesmo na cozinha. É uma planta rica em propriedades, e não é de hoje que ela é aproveitada de diversos jeitos. Quer aprender como plantar? Continue lendo esse post até o final.

Benefícios da sálvia

Existem muitos tipos de sálvia e muitos benefícios que ela pode trazer. Suas finalidades mais comuns são: no tratamento de doenças como gengivite, bronquite, rinite e seus semelhantes; pode ser usada na cozinha como tempero; e pode ser uma aliada das mulheres, pois ajuda nos problemas decorrentes do ciclo menstrual e menopausa. Além disso, a sálvia também faz parte da dieta Ayurveda, originada na Índia.

Como fazer o plantio

Não há motivos para não querer ter um vasinho em casa com essa planta, né? Então, confira o passo a passo:

  1. Prepare um local que tenha bastante sol, a planta gosta de luz.
  2. O solo deve ser bem drenado, leve e fértil. A sálvia cresce bem em solos ricos em nitrogênio, e cresce melhor ainda se plantada perto de outras ervas aromáticas perenes, como tomilho, salsinha, orégano…
  3. Após preparar o solo, plante-a. O plantio pode ser feito diretamente no solo ou em vasos, e você pode escolher entre as sementes ou as mudas. Se optar pelas sementes, plante no fim da primavera, com cada semente espaçada por 60 a 80 cm.
  4. Quando as plantinhas estiverem ainda pequenas, borrife água para manter o solo úmido – nunca exagere na irrigação.

Quanto aos cuidados, a sálvia não exige grandes manutenções: você deve podar os galinhos mais secos de vez em quando, prevenir o mofo cobrindo a terra com algumas pedrinhas e ficar atento ao aparecimento de pragas.

Não deixe de plantar essa erva que pode ser uma grande aliada. E compartilhe essa dica com seus amigos, lembrando-os também de curtir e comentar!

Um comentário
  1. Gostei muito da matéria. Obrigado.
    Onde poderei conseguir conseguir sementes ou mudas dessa maravilha.
    Estou em Campinas-SP.
    Vladi
    18-98840-0221

    1. Olá, Vladi! Você pode conseguir sementes e mudas em floriculturas e lojas agropecuárias da sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *