Como escolher as sementes para sua horta doméstica

Como escolher as sementes para sua horta doméstica

Ter uma horta orgânica em nossa casa traz benefícios incríveis para nosso organismo. Ficar mais perto de recursos naturais aumenta o contato com a natureza, fornece bem-estar e ajuda até mesmo na economia da casa.

Para montar sua horta é necessário que você tome alguns cuidados especiais, pois assim como nós, as plantas precisam de espaço, recursos únicos e atenção.

Para iniciar precisamos comprar as sementes corretas para o tipo do clima e solo da nossa região. Tome bastante cuidado nessa hora!

Identificação:

No verso dos envelopes são apresentadas informações necessárias, como época do plantio, forma correta de germinação, profundidade de plantio, tempo de cultivação e o mapa do Brasil.

O mapa é dividido em cores definindo as regiões e mostrando onde a semente nasce com mais predominância. Você pode verificar também o percentual de germinação e avaliar a qualidade do lote, podendo calcular a quantidade correta de sementes para plantar.

Como plantar?

Agora para você entender um pouco melhor, vamos explicar um pouquinho de cada sementes e cuidados básicos, confira:

  • Para sementes que parecem pó: semeie por cima do substrato sem cobri-las e regue.
  • Sementes pequenas: coloque 3 sementes no recipiente com furos embaixo, para drenagem de água. Cubra com uma camada fina de substrato.
  • Sementes médias e grandes: cuide com a profundidade, ela precisa ser duas vezes maior do que a semente. Cubra com substrato.

Não se esqueça de controlar a quantidade de água, acompanhar o crescimento, ficar sempre de olho e verificar se ela precisa de adubo ou compostagem. E claro, o mais importante: ter paciência! Seu processo de germinação e crescimento exige dedicação e cuidados especiais.

Ah, e se você não utilizar todas as sementes do pacote, feche bem com grampos ou prendedores e conserve na gaveta dos legumes na geladeira para mantê-las vivas para seu próximo uso.

Se você curtiu, compartilhe com seus amigos, fique de olho na nossa página Jardim das Ideias STIHL e #partiu começar a cultivar em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *