Aprenda como desidratar seus temperos

Aprenda como desidratar seus temperos

 

Muitas vezes nos deparamos com uma horta cheia de temperos, mas nem sempre conseguimos aproveitar tudo. Para evitar o desperdício uma boa dica é desidratar eles, assim você consegue preservá-los por muito mais tempo. O post de hoje vai ensinar algumas técnicas bem simples que vão te ajudar. Vamos aprender?

Primeiro, a desidratação nada mais é que um processo de secagem no qual se retira a água contida nas ervas e concentram-se os seus princípios ativos como uma forma de mantê-las preservadas por mais tempo. Entretanto, nem todas as ervas podem ser desidratadas. As de caules e folhas duros e lenhosos, como orégano e alecrim, secam melhor e mantêm o sabor.

A forma mais simples é pendurar as ervas em local bem ventilado. A dica aqui é não colocar os temperos na cozinha, por causa do vapor das panelas, e também não é recomendado em locais com luz solar direta ou com temperaturas muito elevadas.

Em média após uma semana os temperos já vão estar secos. O próximo passo é remover as folhas com aparência velha ou descoloridas, e armazenar em um recipiente fechado. Para saber se elas estão boas, é só verificar a aparência das folhas – elas devem estar quebradiças. Depois do processo fica mais difícil reconhecer as ervas, e se você for desidratar várias espécies, é bom deixá-las separadas e devidamente identificadas.

Outra opção é secar no micro-ondas. Para isso, espalhe algumas folhas e talos previamente cortados e picados numa camada de papel que possa ir ao forno. Ligue o aparelho na potência máxima por 2 minutos e meio. Simples, né?

Essas técnicas caseiras quando feitas corretamente garantem que os temperos desidratados durem em média até seis meses. Se você conhece outros métodos, compartilha aqui com a gente! E nada de desperdiçar as ervas aromáticas, hein? Se elas tiverem em abundância, compartilhe com amigos, família e vizinhos!

Para mais dicas de jardinagem, acompanhe o Jardim das Ideias STIHL no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *