Como desenvolver um aquário plantado? 

Como desenvolver um aquário plantado? 

O aquapaisagismo vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço entre os admiradores da natureza. Trata-se de uma técnica que realiza a inserção de plantas naturais em aquários e transforma esses ambientes submersos em pequenos jardins para abrigar os peixes. Aprenda algumas dicas essenciais para iniciar o cultivo de um aquário plantado.

Passo 1 Proporcione um bom substrato para as plantas

Para que as suas plantas se desenvolvam bem, é necessário oferecer um bom substrato para servir de base de fixação para as raízes  e fonte de  nutrição  para as espécies que você desejar cultivar. Existem diferentes opções disponíveis para a sua escolha, veja algumas delas a seguir.

Húmus de minhoca tratado É completo e funciona muito bem, mas precisa ser isolado para evitar que suba para a coluna d ‘água e propicie o surgimento de algas. Para que seja utilizado com eficácia, é indicado que seja depositado no fundo do aquário e acima dele seja feita uma camada de substrato neutro, como areia fina, por exemplo. Dessa forma, ele tende a permanecer no fundo.

Substratos industrializados Práticos e eficientes, já vem prontos para o uso e podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas. Além disso, não necessitam de uma camada superior para realizar o seu isolamento. 

Passo 2 ▷ Invista em iluminação

Todas as plantas necessitam de luz para realizar a fotossíntese e no aquário plantado não é diferente. Por isso, é preciso acoplar a estrutura luzes artificiais para garantir o bom desenvolvimento das espécies. Existem diferentes opções disponíveis no mercado voltado para o aquarismo e a dica é conversar com um especialista no momento da compra para escolher a mais indicada para o tamanho e a profundidade do seu aquário.

Passo 3 Realize injeção de CO2

Para manter as plantas saudáveis dentro do aquário é necessário realizar a injeção de CO2, que pode ser feita através de misturas compradas em lojas especializadas, cilindros acoplados a estrutura ou equipamentos eletrônicos específicos. A escolha vai depender do seu projeto de aquapaisagismo. 

Passo 4 Mantenha uma rotina de filtragem

Apesar das plantas serem consideradas um filtro natural para o aquário, é interessante realizar a filtragem constante de forma mecânica para manter a água limpa e as espécies saudáveis.

Passo 5 Escolha espécies compatíveis com o aquapaisagismo

Antes de decidir quais espécies deseja cultivar no aquário, pense no tamanho disponível para elas e na combinação de plantas que sejam compatíveis em uma mesma rotina de cuidados. Algumas espécies indicadas são: Musgo de Java, Anúbio, Nymphoides aquatica e Vallisneria.

Passo 6 Realize a poda

Sempre que for preciso, realize a poda e a condução das espécies cultivadas para manter a forma e a harmonia dentro do espaço disponível para elas.

Dica extra Insira os peixes somente depois de perceber um bom equilíbrio das plantas cultivadas no seu aquário plantado, assim será mais fácil estabelecer uma rotina de cuidados eficiente. Lembre de verificar o pH e a temperatura da água, pois cada espécie de peixe tem diferentes demandas.

Gostou de saber mais sobre o aquapaisagismo? Compartilhe essas informações com outros jardineiros que desejem iniciar esse estilo de cultivo. 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *