Como cuidar do seu jardim em épocas chuvosas

Como cuidar do seu jardim em épocas chuvosas

Todo jardim incrível tem um bom sistema de irrigação por trás, no entanto, excessos de água podem afetar o crescimento e a reprodução das plantas. Como cuidar do jardim naquelas épocas de chuvas constantes? Temos algumas dicas que podem ajudar.

Água da chuva não faz bem?

Primeiramente, é importante dizer que a água da chuva pode ser usada para molhar as plantas sim. No entanto, é o seu excesso que pode prejudicar a beleza e saúde do jardim. Apesar de servir como condutor dos nutrientes que mantém a seiva alimentada, o excesso de água deixa o solo encharcado e varre os nutrientes para longe das plantas. Além disso, ambientes úmidos são perfeitos para a proliferação de bactérias e fungos, que se alimentam de folhas, flores e frutos. Portanto, é necessário dar uma atenção especial ao seu jardim em épocas de chuvas.

Como cuidar do jardim em dias de chuva?

O primeiro cuidado nos dias após as chuvas torrenciais é evitar a prática de regar o jardim e observar manualmente o solo e as plantas, em especial as folhas. Quando elas amarelam ou ficarem um pouco fora no normal, talvez seja necessário podar e reforçar a adubação.

Uma ação paliativa muito comum é o uso de sombrite, tela geralmente usada em estufas, que permite a incidência de raios solares e a passagem controlada da água da chuva. O artifício não é totalmente garantido para resolver o problema no caso de precipitações constantes, mas funciona bem em dias atípicos, com muita chuva.

Dicas:

  • Cuide do solo: uma boa adubação garante a fertilidade da terra e uma cobertura com folhas ajuda na manutenção da umidade.
  • Um profissional pode ajudar: se necessário, procure um profissional para auxiliar você a escolher a melhor forma de usar a água na irrigação de sua plantação ou jardim.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre jardinagem? Acesse as nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Estamos sempre compartilhando dicas para cuidar ainda mais do seu jardim!

Um comentário
  1. Vcs estão de parabéns por suas publicações e informativos, tive o prazer de fazer um curso com vocês! Obrigado por tudo! Sucesso SEMPRE

    1. Agradecemos pelo carinho e pelo comentário. Ficamos felizes com seu retorno 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *