Como cuidar das plantas usando barreiras físicas para as formigas?

Como cuidar das plantas usando barreiras físicas para as formigas?

Se você tem pomares, plantas ornamentais, canteiros ou, até mesmo, pequenos viveiros, provavelmente, já teve problemas com as formigas. Mesmo sendo tão pequenas, as formigas podem fazer um grande estrago em seu jardim e até matar as suas plantas. Mas, como evitar o ataque sem recorrer aos agrotóxicos? Continue lendo o texto e veja algumas dicas de barreiras físicas para as formigas.

O que é a barreira física para as formigas?

Esse tipo de técnica consiste em criar um obstáculo para que as formigas-cortadeiras, que pertencem aos gêneros Acromyrmex Mayr e Atta Fabricius, não consigam chegar até o local de ataque: a parte aérea da planta. Lá estão as principais partes atacadas por essas formigas, como folhas, flores e/ou frutos. Essa técnica é uma excelente alternativa para árvores isoladas, pequenos pomares, canteiros, entre outros.

Quais são os tipos de barreira física que existem?

Atualmente, existem diferentes tipos e modelos de barreira física para as formigas que podem ser encontrados em lojas especializadas e, até mesmo, na internet. Entre os mais comuns estão: a barreira cônica anti-formiga, popularmente conhecida como “chapéu chinês” e a Formifita.

O que é e como funciona o chapéu chinês?

Esse é um dos modelos mais comuns, de menor custo, de fácil instalação e de eficácia comprovada, além de ser durável e resistir à ação do tempo. Os cones são confeccionados com plástico firme cortado em círculos, em sua maioria, com 20 cm de diâmetro. Eles são presos no caule das plantas em posição invertida, circundando, sem frestas, a base da planta com uma aba inclinada intransponível. Assim, não há nenhuma “ponte” para que as formigas acessem a parte superior da planta. Além disso, por não contar com produtos químicos, esse método é seguro para a saúde humana e para o meio ambiente.

O que é e como funciona a Formifita?

A Formifita, assim como o chapéu chinês, também cria uma barreira física para as formigas-cortadeiras. Ela consiste em uma fita feita de polietileno com tratamento anti-UV e possui uma durabilidade de até dois anos. Sua instalação é simples, já que é fixada através de grampos. Além disso, a espuma com densidade adequada não gera o cintamento, nem qualquer outro prejuízo às suas plantas.

Posso eu mesmo criar uma barreira física para formigas?

Sim! Ainda é possível que você mesmo crie uma barreira física para proteger as suas plantas. Basta grampear uma embalagem de caixa de leite, virada do avesso, ao caule da sua planta. O lado prateado cria uma barreira, impedindo a passagem. Lembre-se de enterrar a base da embalagem para que as formigas não consigam acessar a planta.

Gostou das dicas? Não se esqueça de curtir e compartilhar. Até mais!

Um comentário
  1. Cascas de pepino e folhas de agave maceradas e diluidas (6 folhas para 1 litro de agua) sao tambem uma otima opcao para o combate de formigas na propriedade rural. Para isso, basta colocar as cascas ou a mistura nas entradas dos formigueiros. Barreiras fisicas feitas com cascas de ovos ou carvao tambem ajudam a proteger o cultivo das formigas quando posicionadas ao redor do canteiro.

    1. Olá! Agradecemos pelo seu comentário e por compartilhar conosco esta receita. Ainda não conhecíamos mas pode ser interessante testar. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *