Como cuidar da Pata-de-elefante

Como cuidar da Pata-de-elefante

A pata-de-elefante é uma planta ornamental que pode chegar a até 5 metros de altura, e convenhamos: ela deixa qualquer ambiente deslumbrante! E para ajudar você a mantê-la saudável e cheia de vida, saiu o terceiro episódio do quadro Jardim das Ideias Responde, no canal Jardim das Ideias STIHL no YouTube:

Confira algumas questões que a engenheira agrônoma, Vânia Chassot, respondeu para que você saiba como cuidar da pata-de-elefante:

O que fazer para salvar uma pata-de-elefante que está secando e morrendo?

Geralmente, essa espécie, para as diferentes condições do Brasil, demanda pouca rega – então ela não deveria ficar seca. Mesmo que você passasse 20 dias sem regá-la, ela teria reservas e conseguiria se manter viva em tais condições. Porém, se houve algum corte ou ferimento na planta, ela começa a secar e pode até morrer por conta disso.

Então, a dica é: observe a sua planta, perceba como está o solo, em qual local ela está e qual iluminação recebe. Além disso, períodos de muito sol ou pouca chuva podem causar estresse à pata-de-elefante, e, nesse caso, você consegue recuperá-la fazendo regas diárias (mas sem encharcar o solo).

Como podar a pata-de-elefante para que ela volte a brotar?

Você deve cortar o topo da planta, cerca de 10 cm abaixo de onde brotam as folhas. Para os ramos mais lenhosos e mais grossos, é ideal que você utilize um cortador de galhos. Caso a pata-de-elefante seja mais jovem, com ramos mais finos, com 1 ou 2 cm de espessura, você pode usar uma tesoura de poda. Em outros casos, o serrote é a ferramenta indicada! Em algumas semanas, ela vai cicatrizar, brotar novamente e emitir uma nova ramagem bem saudável, enchendo de vida o seu jardim.

No vídeo, você também vai descobrir como cuidar da pata-de-elefante no litoral, e esclarecer outras questões importantes sobre essa planta rústica que encanta qualquer um! Se tiver outra dúvida, deixe nos comentários! Ah, não se esqueça de se inscrever no canal Jardim das Ideias STIHL no YouTube para ficar por dentro de todas as nossas dicas!

Confira os sinais de que as suas plantas estão doentes.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *