Caramanchão: o que é essa estrutura e o que plantar

Caramanchão: o que é essa estrutura e o que plantar

Um jardim grande e espaçoso é perfeito para criar muitos ambientes. E, se você gosta de ficar bastante tempo no seu cantinho verde, um caramanchão pode ser a estrutura ideal! Esta estrutura pode ser feita com diversos materiais e agrega um valor visual maior para o seu quintal, sendo um refúgio para as horas de descanso. Além disso, é possível plantar espécies nela e ganhar até uma sombrinha natural nos dias ensolarados. Conheça mais sobre abaixo!

O que é um caramanchão?

Ok, se você já tem um conhecimento prévio em arquitetura de ambientes externos, pode achar que ele não passa de um pergolado, mas existe diferença! O caramanchão é usado especificamente para o uso paisagístico, sendo uma estrutura montada para o plantio de espécies direto nela. Enquanto isso, o pergolado já é feito com intuito de moldar a arquitetura da casa.

Ele é uma ótima escolha para você fazer um espaço aconchegante para receber os amigos, ler um livro, entre outras diversas possibilidades. A sombra que as plantas proporcionam deixa ainda melhor, protegendo todos da luz solar. Ele é feito, em grande parte das vezes, com estacas, ripas ou troncos, entregando aquele tom rústico para o jardim.

O que plantar em um caramanchão?

Após você instalar a estrutura do seu, é preciso fazer a melhor parte: plantar! Mas para isso, é preciso saber que as trepadeiras são as plantas mais apropriadas. Isso, pois elas vão se desenvolver de forma natural, sem empecilho algum. Uma comparação que pode ser feita é com as estacas nas videiras, que garantem o bom desenvolvimento da planta. E, no caso do jardim da sua casa, as plantas irão criar o tão desejado sombreado para você aproveitar.

Mas você ainda pode plantar muita coisa no seu, não sendo exclusivo para criar o sombreado. Dá para plantar espécies como jade, rosa trepadeira, lágrima-de-Cristo, primavera, jasmim-estrela e até chuchu!

Que tal se inspirar e fazer um projeto com um caramanchão em sua casa? Partiu dar uma cara nova para o seu cantinho! Se você gostou do texto, comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *