Bokashi: o que é e como fazer

Bokashi: o que é e como fazer

Os adubos ou fertilizantes – químicos ou orgânicos – são utilizados para recuperar o solo improdutivo. O que diferencia a escolha entre um ou outro é o resultado final do que você deseja produzir. Os orgânicos ajudam as plantas a absorverem somente os nutrientes que elas necessitam, deixando-as mais seguras e duradouras. Já os sintéticos podem causar contaminação nas plantas e mudanças na composição química do solo.

Por falar em fertilizantes orgânicos, você conhece o bokashi? Trata-se de um adubo orgânico desenvolvido no Japão que entra em contato com o substrato das plantas. É composto por uma mistura de diversos ingredientes orgânicos, que depois de fermentados trazem ótimos benefícios e ajudam a recuperar o solo enfraquecido. Vamos fazer?

Ingredientes:

• 4,5 kg de farelo de arroz ou trigo
• 1 kg de torta de mamona ou algodão
• 600 g de farinha de ossos
• 500 g de palha de arroz ou outros
• 1 litro de EM ou kefir ativados

Modo de preparo:

Essa receita deve ser produzida na ausência de ar e em embalagens bem fechadas, levando até 21 dias para ficar pronta.

Faça a receita em um balde com tampa, para alimentos de 10 litros. Misture todos os ingredientes e vá acrescentando água até que a sua textura fique úmida. Forre a parte interna com um saco de lixo 30 litros, tome cuidado para não furar. Feche o saco e cubra com farelo de arroz ou de trigo até a altura da tampa e feche-a. Armazene o balde em local fresco.

Utilização:

Utilize o adubo durante a implantação e principalmente em solos pobres. Aguarde pelo menos 10 dias antes de iniciar o plantio na área, para que a fermentação possa ocorrer sem prejuízo às novas mudas que ocuparão o local.

Curtiu conhecer um pouco sobre Bokashi? Mãos à obra? Compartilhe com seus amigos e fique de olho na nossa page! Até a próxima.

2 Comments
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *